Felipão saiu, mas

Estilo anos 90 está ainda mais forte no Grêmio

Por UOL Esporte

Me salva!

A luta do Grêmio para escapar do rebaixamento entrou no modo retrô. Mesmo depois da saída de Felipão, o clube tem sustentado discurso com pitadas de anos 90. Vagner Mancini jogou pelo Tricolor e Denis Abrahão voltou a atuar no futebol após quase 20 anos.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Restam 13 jogos...

Pagína Oficial do Grêmio

"Operação de Guerra"

A missão de Mancini é livrar o Grêmio da queda em mais 13 jogos (o primeiro, diante do Juventude, foi vencido). Talvez isso explique como o técnico resumiu a missão: "Operação de Guerra". Em outra entrevista, prometeu estar "vigilante" para evitar que o time caia em "armadilhas" na reta final do Brasileiro. Figuras de linguagem que deixam o cenário claro. E mais próximo do que o futebol tanto consumiu há cerca de 30 anos.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Sacudindo tudo

Denis Abrahão fez parte da diretoria gremista durante a série de conquistas que envolveu Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil -- entre 1995 e 1997. Foi o primeiro executivo remunerado de futebol da história do Grêmio. Voltou, depois de quase 20 anos, para adicionar energia no dia a dia do clube. A primeira entrevista já surtiu efeito. Nas redes sociais, centenas de torcedores se empolgaram com o estilo do dirigente.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
gremio.net

"Aqui tem que ter cabelo no peito"

Outra frase forte da nova diretoria ao falar do ambiente do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Vagner conhece o Grêmio. Ele sabe como o tambor bate aqui. Aqui é forte, aqui tem que ter cabelo no peito. Aqui o bicho pega, a cobra fuma"

Denis Abrahão,
vice de futebol do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Lets Go Yes GIF by Major League Soccer

Torcida junto

Além do discurso, houve ação. Na véspera da estreia de Mancini, o Grêmio abriu os portões do CT e cerca de 50 torcedores levaram faixas e instrumentos para apoiar o time. No domingo, mais de 15 mil pessoas estiveram na Arena do Grêmio e mudaram o ambiente da partida contra o Juventude.
Ígor Póvoa/Grêmio Divulgação

Até a comemoração?

O Grêmio venceu o Juventude por 3 a 2, ganhou fôlego e no jogo em si não teve nada ligado aos anos 90. Com a bola rolando. Nas comemorações, a vibração de Diego Souza puxando a camisa lembrou alguém...
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

E aí, foi parecido?

Jardel em 1995 cansou de vibrar assim...
TESTINGIF2021

Ameaça e confiança

Depois de vencer o Juventude, a diretoria foi bem direta e com jeitão anos 90 ao falar sobre o que espera do time.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A entrega vai ser desse jeito. Ou [se] entrega de corpo e alma, ama essa camisa, ou muita gente vai bailar. Não vai ficar aqui, comigo, no Grêmio"

Denis Abrahão,
vice de futebol do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Paul Giamatti Reaction GIF

Bônus para fugir da B

No contrato com o Grêmio, Vagner Mancini tem um bônus previsto caso evite o rebaixamento. O popular "bicho" rendeu bastante assunto nas redes sociais desde a chegada do treinador. O valor é maior que um mês de salário do técnico.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Cat Money GIF
Apostar em um jeitão antigo, com coisas dos anos 1990, pode até não ser má ideia para os gremistas. Afinal de contas, a década é cheia de boas lembranças. Agora é esperar para ver se a versão atual também deixa recordações legais.
gremio.net
Publicado em 20 de outubro de 2021.
Texto e roteiro: Jeremias Wernek