Fura olhos

Dudu, CR7 e mais: os clubes que deram chapéu nos rivais no mercado da bola

Por Do UOL, em São Paulo

CR7 foi anunciado nesta sexta-feira (27) pelo Manchester United depois de uma reviravolta. No início da semana, o jogador chegou a fazer um acordo verbal para defender o Manchester City por duas temporadas, mas o rival passou na frente e anunciou o retorno do craque português após 12 anos. Mas esse não foi o único caso de "chapéu" em rivais no mundo da bola. O UOL relembra alguns deles.
giphy.com

United x City

Não é a primeira vez que o United frustra os planos do rival. Em 2018, o City esperava contar com o volante Fred, então no Shakhtar Donetsk (UCR). O jogador chegou a receber uma ligação de Pep Guardiola, e o negócio estava quase certo. No entanto, José Mourinho convenceu o brasileiro a fechar com o United.
Marc Atkins/Getty Images

City x Chelsea

Em 2008, Robinho, então no Real Madrid, ficou muito perto de ir para o Chelsea de Luis Felipe Scolari. O time chegou a colocar camisas do jogador em uma pré-venda, mas a diretoria do Real se irritou com a situação e preferiu vender o brasileiro ao Manchester City por 43 milhões de euros.
Michael Regan/Getty Images

Meu objetivo era ir para o Chelsea de Scolari, mas o Real Madrid brigou com eles, porque não gostou de saber que já estavam vendendo camisas com o meu nome antes do acordo ser assinado."

Robinho,
em entrevista à revista FourFourTwo, em 2018

Chelsea x Tottenham

Ainda no futebol inglês, o Chelsea furou o olho do Tottenham para ter o atacante Willian em 2013. O jogador, que defendia o Anzhi (RUS), chegou a pedir desculpas aos Spurs por ter optado pelo rival.
Ben Stansall/AFP

Era o melhor momento da minha vida quando assinei com o Chelsea. Sempre tive o sonho de jogar aqui. Foi difícil ligar para lá [Tottenham], mas pedi desculpas. Não tinha assinado nada."

Willian,
ao Youtube do Chelsea

Barcelona x Real Madrid

Em 2011, Neymar, agora no PSG, quase vestiu a camisa do Real Madrid depois que deixou o Santos. Wagner Ribeiro, então agente do jogador, confirmou que tinha um acordo com os merengues, e o atacante chegou a viajar para Madri para realizar exames médicos. Mas o sonho de infância de jogar ao lado de Messi pesou mais, e o brasileiro optou pelo rival Barcelona.
giphy.com

Barcelona x Roma

O Barcelona também chapelou a Roma na contratação de Malcom em 2018. O Bordeuax, que vendia, e o time italiano chegaram até a anunciar o negócio nas suas redes sociais. Estava tudo certo....mas, o Barcelona entrou em ação e frustrou os planos do time italiano, pagando 41 milhões de euros pelo brasileiro, que atualmente está no Zenit (RUS).
Josep Lago/AFP

Palmeiras x São Paulo e Corinthians

Em 2015, o atacante Dudu, que tinha os direitos ligados ao Dinamo de Kiev (UCR), chegou a ser disputado por São Paulo e Corinthians antes de ser anunciado no Palmeiras e virar ídolo da torcida.
giphy.com

São Paulo x Palmeiras

Dez anos antes, o São Paulo havia chapelado o Palmeiras na contratação do polivalente Richarlyson. Na época, o jogador chegou a fazer exames no Verdão, mas preferiu ir para o Tricolor. Ele ficou no Morumbi por cinco anos, conquistando o Mundial de 2005, além do tricampeonato brasileiro, entre 2006 e 2008.
Buda Mendes/LatinContent via Getty Images

Flamengo x Grêmio e Palmeiras

O Flamengo conseguiu contratar Ronaldinho Gaúcho em 2011, após passar por cima de Grêmio e Palmeiras, que foi o primeiro a desistir do negócio. O Tricolor Gaúcho, porém, chegou a instalar sistema de som no Estádio Olímpico para anunciar o retorno do craque ao clube que o revelou. Mas, no final, o Flamengo foi o escolhido.
Júlio César Guimarães/UOL

Corinthians x São Paulo

Em 1978, o São Paulo fez uma proposta por Sócrates ao Botafogo de Ribeirão Preto. Mas o então presidente corintiano, Vicente Matheus, fingiu interesse pelo são-paulino Chicão só para melar o negócio do Tricolor. Matheus viajou ao interior paulista e comprou o jogador que virou um dos grandes ídolos do Timão.
Folhapress

Vasco x Flamengo

Em seu retorno ao Brasil após passagem por Barcelona no início da década de 80, Roberto Dinamite quase foi contratado pelo Flamengo. O então presidente do Fla, Márcio Braga, chegou a viajar para a Espanha para repatriar o jogador. Mas o Vasco não deixou barato e se meteu no negócio, conseguindo convencer o ídolo a retornar para São Januário.
Reprodução

Só voltei para o Vasco porque o Flamengo foi lá. Lembro que o pessoal do Vasco conversou com o pessoal do Barcelona. Se não me engano, em um primeiro momento, por questão financeira, a coisa não foi resolvida. O Márcio Braga foi lá, conversou com o Barcelona e teve uma pressão muito grande por parte da torcida do Vasco. Houve uma cobrança e os dirigentes sentaram para conversar. Depois, quando abriu essa porta, achei melhor, realmente, voltar para o meu clube de origem, o clube que me projetou."

Roberto Dinamite,
em entrevista ao UOL, em 2020
Publicado em 28 de agosto de 2021.

Veja Também