Campeão Peso-Mosca

Deiveson Figueiredo: quem é o único campeão brasileiro do UFC entre os homens

Por Flavio Latif

'Domador de búfalos'

Nascido em Soure, no Pará, Deiveson viveu sua infância na Ilha de Marajó, que abriga o maior rebanho de búfalos do Brasil. O sourense aprendeu a amansar os animais ao lado do pai e de seus três irmãos.
Arquivo pessoal

Cabelereiro

Depois de crescer ao lado dos búfalos, Deiveson foi contratado como segurança em um salão de beleza. No entanto, em entrevista ao Combate, revelou que aquele trabalho não era para ele e pediu a dona do salão para ensina-lo a cortar e tratar de cabelos.
Divulgação/UFC

Vaidoso

Deiveson costuma dividir com os seguidores suas mudanças capilares A faixa vermelha em sua cabeça foi inspirada em Kratos, o Deus da guerra, que ficou conhecido pela franquia de jogos do God Of War.
Wander Roberto/Divulgação/UFC

Campeão que se cobra por um corte bonito

O dono do cinturão da categoria peso-mosca declarou que se cobra muito em relação ao visual e pelas habilidades como cabeleireiro.
Sergei Belski-USA TODAY Sports

A única pessoa que me pede [para cortar o cabelo] sou eu mesmo, sou um cara bem estiloso, gosto de estar bem apresentável. Sempre quero estar melhor e bem arrumadinho de cabelo. Me cobro muito, então me cobro muito na área de cabeleireiro.

Deiveson Figueiredo
Arquivo pessoal

Uma derrota em toda carreira

Deiveson estreou no MMA em 2012, de lá para cá, foram 19 lutas -- 18 vitórias e apenas uma derrota. O revés foi contra seu compatriota Jussier Formiga, já pelo UFC, mas o algoz foi dispensado pela organização.
Marco Dutra/UOL Esporte

'Vocalista' da categoria

Antes da ascensão do brasileiro, Dana White, presidente do UFC, cogitou extinguir a categoria peso-mosca. No entanto, apresentações de Deiveson fizeram o americano mudar de ideia.
Jeff Bottari/Zuffa LLC via USA TODAY Sports

Eu sou vocalista da categoria, então sempre chego para dar show. Cheguei para reanimar a categoria. Minha luta de sábado vai ser um show e vou provar que a categoria merece estar sob aplausos.

Deiveson Figueiredo

Único homem brasileiro campeão no UFC

Deiveson foi questionado durante a coletiva se havia mais responsabilidade por ser o único homem brasileiro a ter um título. O lutador de 32 anos disse que sabe da sua obrigação e que vai mostrar o porquê de ser o dono do cinturão.
Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Primeira defesa de cinturão

Deiveson Figueiredo fez sua primeira defesa de cinturão no dia 22 de novembro, contra Alex Perez, no UFC 255. O brasileiro finalizou o norte-americano com uma guilhotina com apenas 1 minuto e 57 segundos do 1º round.
Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
Publicado em 20 de novembro de 2020.