Da bola pro samba

Diogo Nogueira tentou o futebol até os 23 e virou cantor após se machucar

Por Marcello De Vico

Começamos o Histórico de Atleta desta semana com aquele famoso "se...", sabe? Vamos lá: Se o Diogo Nogueira não tivesse se machucado aos 23 anos, talvez não soubéssemos que ele, assim como o pai, João Nogueira, nasceu com o dom de cantar e fazer samba. Pois é, sabia dessa?
Reprodução/Instagram
Atacante de origem, Diogo Nogueira passou inclusive pelas categorias de base do Botafogo e do Fluminense, rivais do seu time de coração, o Flamengo. Ele estava prestes a se profissionalizar pelo Cruzeiro de Porto Alegre (RS) quando, de repente...
JORGE HELY/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Uma lesão grave no joelho, aos 23 anos, acabou com o sonho de Diogo Nogueira de ser jogador de futebol...
Giphy

Tive uma grave contusão quando estava assinando meu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro-RS. Quando voltei ao Rio para me recuperar, recebi diversos convites para participar de shows e rodas de samba

Diogo Nogueira
A partir daí, tudo aconteceu naturalmente. Com 23 anos e um joelho lesionado, a presença nas rodas de samba e as palhinhas em shows de artistas se tornaram mais frequentes... E o resto da história você já sabe, né?
Rogério Fidalgo/AgNews

Lutei muito para ser jogador, treinos, sol, chuva, todo dia, e meus pais sempre me deram força. Era porque estava escrito que meu futuro era cantando, porque a luta para ser jogador foi grande. Mas sou feliz cantando e jogando as minhas peladas de vez em quando

Diogo Nogueira
E por que não misturar samba e futebol? Recentemente, Diogo aceitou o convite do Esporte Espetacular para regravar o famoso "Samba Rubro-Negro", composto em 1955 por Wilson Batista e Jorge de Castro e gravado há 40 anos por seu pai.
Reprodução/Instagram
Assim como João Nogueira, que atualizou a música na época citando "Zico, Adílio e Adão", Diogo também adaptou o samba para os tempos atuais cantando "Gabigol, Bruno Henrique e Arão". A nação rubro-negra com certeza curtiu.
Arquivo pessoal/Diogo Nogueira
Além do futebol, Diogo Nogueira -- que vira e mexe ainda joga suas peladas -- tem paixão por outros dois esportes: futevôlei e surfe. Carioca da gema, não é raro vê-lo nas praias do Rio de Janeiro praticando algum deles. Aloha!
JORGE HELY/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Mas, convenhamos, a gente ainda prefere vê-lo cantando e sambando, né? Que a pandemia acabe logo para que os amantes do samba voltem a lotar os shows do Diogo... Viva o samba e viva Diogo e João Nogueira!
Julio Cesar Guimarães/UOL
Publicado em 23 de abril de 2021.