Esporte, política e mais

Dez curiosidades sobre o Bahrein, que recebe hoje o GP de Fórmula 1

Por UOL, em São Paulo

GP cancelado em 2011

A corrida do Bahrein abriria a temporada 2011 da Fórmula 1, mas não aconteceu por causa de protestos populares contra o Governo que geraram reação violenta do poder.
HAMAD I MOHAMMED/REUTERS

Lei antiálcool

O país tem restrições a bebidas alcoólicas e não se abre champanhe no pódio da F1. A festa acontece com uma bebida feita com água de rosas chamada "Waard". Será que é boa?
Valdrin Xhemaj/EFE

51 anos

Antiga área do Reino Unido, o Bahrein virou independente em 1971. Tem o mesmo rei desde 2002 e teve primeiro-ministro (tio do rei) de 71 até sua morte, que foi há só 18 dias.
Mohammed al-Shaikh

Em ebulição

Desde a Primavera Árabe, o país vive tensões políticas profundas entre a família real e a população por seguirem diferentes ramos do Islã. O país é fechado e a repressão forte.
Hamad I Mohammed/Reuters

Da pérola ao petróleo

Até 1932, quando foi descoberto petróleo, a principal fonte de riquezas do país eram pesca e mergulho de pérolas. Hoje se investe em tecnologia e serviços financeiros.
Hasan Jamali/AP

Rivais do PSG

Em julho, o governo do Bahrein comprou 20% do Paris FC, rival do PSG na França e que joga a 2ª divisão atualmente. O país deseja divulgar seu turismo e negócios.
Mohammed al-Shaikh

Meu Bahrein brasileiro

Segundo dados de abril, o Brasil é o terceiro maior importador ao Bahrein - valor chegou a R$ 300 milhões. Eles só compram mais da China e da Arábia Saudita.
Paolo Aguilar/EFE

Meia São Paulo

A área do Bahrein, um arquipélago de 35 ilhas, equivale à metade da cidade de São Paulo. Sua população é de cerca de 1,5 milhão de habitantes, o mesmo que Goiânia.
Mohammed Hamad/ Reuters

Cartão postal

Um dos lugares mais visitados da capital Manama é o World Trade Center, primeiro arranha-céu do mundo com turbinas eólicas que geram a energia gasta por lá desde 2008.
Divulgação

Árvore da vida

É o grande ponto turístico do país: uma árvore frondosa numa extensa zona árida, no alto de uma duna. Sem vegetação e água ao redor. Reza a lenda que ali era o Jardim do Éden.
Mohammed al-Shaikh
Publicado em 29 de novembro de 2020.