Onde tudo começou...

De Djalminha a Casemiro: 7 craques que já venceram a Copinha

Nem todo craque brasileiro carrega no currículo o título da Copinha, o maior torneio de base do Brasil. Mas muitos deles já cometeram a façanha de levantar esse troféu logo no início da carreira.
Giphy
O UOL Esporte aproveita o clima da final da edição 2022 -- entre Palmeiras e Santos, amanhã, às 10h -- para recordar sete craques do nosso futebol que já faturaram a Copa São Paulo de Futebol Junior.
Divulgação

Djalminha (Flamengo, 1990)

Considerado por muitos o maior time da história da Copinha, o Flamengo de 1990 reunia uma legião de jogadores que brilharam em suas carreiras. Djalminha era um deles. Com cinco gols, o meia foi o grande destaque da épica goleada por 7 a 1 sobre o Corinthians, pela quarta fase. Foram oito tentos no total.
Reprodução/Instagram

Marcelinho Carioca (Flamengo, 1990)

Marcelinho, que já havia substituído Zico no time profissional, começou a Copinha como grande destaque do Flamengo. Foram dois gols nos primeiros jogos, mas a convocação para a Copa Atlântica, na Espanha, pela seleção brasileira de juniores, fez o meia ficar fora das últimas partidas.
Reprodução/Instagram

Paulo Nunes (Flamengo, 1990)

O Diabo Loiro, que formava ataque com Nélio, fez três gols na Copinha de 90, mas, assim como Marcelinho, serviu à seleção de base e acabou perdendo os últimos quatro jogos. Além de quarteto já citado, Júnior Baiano, Piá e Marquinhos eram alguns dos outros nomes da jovem máquina rubro-negra.
Reprodução

Dener (Portuguesa, 1991)

Dener já havia chamado atenção em 1990, sendo derrotado apenas pelo campeão Flamengo nas penalidades, na terceira fase. Em 91, porém, ninguém parou o craque, que levou uma brilhante Portuguesa ao inédito título com direito a show na final: 4 a 0 sobre o Grêmio, com ele abrindo a goleada. A Lusa, aliás, fez uma campanha perfeita, com nove vitórias em nove jogos.
Reprodução

Rogério Ceni (São Paulo, 1993)

Maior campeão da história tricolor, Rogério Ceni começou a levantar taças logo cedo. Era ele o goleiro da histórica conquista da Copinha de 1993, que colocou frente a frente na final os arquirrivais São Paulo e Corinthians. Na decisão, clima quente, expulsões e sete gols: 4 a 3 para o time de Ceni.
Arquivo Histórico do São Paulo

Edu (Corinthians, 1999)

Mesmo volante, Edu não se inibia para subir ao ataque ao longo da carreira. E deixou isso explícito logo no começo de sua vida profissional, já que foi dele o gol do título da Copinha de 1999, com uma bomba de fora da área. Neste time, outros grandes nomes da história alvinegra como Gil, Kléber e Fernando Baiano.
Getty Images

Casemiro (São Paulo, 2010)

Casemiro foi daquele São Paulo de 2010 o jogador que mais teve sucesso na carreira. Tetracampeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid, ele foi um dos destaques do time ao lado de Lucas Moura; deixou sua marca na goleada de 4 a 0 sobre o Vitória, pela segunda fase.
Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Publicado em 24 de janeiro de 2022.