David Luiz, Oscar, Willian e mais brasileiros que defenderam o Chelsea

Por UOL, em São Paulo

Brazucas em ação

O Chelsea, que vai enfrentar o Palmeiras na final do Mundial de clubes neste sábado (12), conta com o talento de três brasileiros: o zagueiro Thiago Silva, o meia naturalizado italiano Jorginho e o atacante Kenedy. Mas eles não são os únicos brazucas a vestir a camisa na história do clube inglês. Você sabe quais brasileiros defenderam o Chelsea?
Marc Atkins/Getty Images

Emerson Thomé

Muito antes da bilionária era Roman Abramovich, o zagueiro abriu as portas do Chelsea para os brasileiros. Contratado em 1999, o Paredão atuou em 22 partidas e deixou o clube no ano seguinte, rumo ao Sunderland.
Gary M. Prior/Getty Images

Alex

O zagueiro foi contratado pelo Chelsea em 2004, mas logo foi emprestado ao PSV, da Holanda. Retornou ao clube inglês em 2007, ficando até 2012, quando se transferiu para o PSG. Nos Blues, participou de 134 jogos, marcou 10 gols e conquistou cinco títulos: Liga dos Campeões, Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra e uma Supercopa Inglesa.
Matt Cardy/Getty Images

Belletti

O lateral-direito defendeu o Chelsea entre 2007 e 2009, participando de 94 jogos e marcando cinco gols. Belletti foi campeão da Premier League, de duas Copas da Inglaterra e da Supercopa Inglesa.
Matt Dunham-25.ago.2007/AP

Deco

Naturalizado português, o meia Deco defendeu o Chelsea entre 2008 e 2009. Foram 58 partidas e seis gols, em uma temporada em que ele adicionou três titulos à sua prateleira: Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Supercopa Inglesa.
France Presse- AFP

Mineiro

Campeão mundial, da Libertadores e brasileiro pelo São Paulo, o volante não vingou no Chelsea. Foram apenas dois jogos, entre 2008 e 2009, e nenhum gol marcado.
Mike Egerton - EMPICS/PA Images via Getty Images

Ramires

O volante é o segundo brasileiro com mais jogos pelo Chelsea na história: foram 251 partidas e 34 gols. Entre 2010 e 2015, Ramires ajudou os Blues a conquistar uma Liga dos Campeões, uma Liga Europeia, um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga Inglesa.
TOBIAS SCHWARZ / AFP

David Luiz

Em duas passagens (2011-2014 e 2016-2019), o zagueiro acumulou 248 partidas e 18 gols pelo Chelsea. David Luiz é um dos brasileiros que mais ergueu troféus com a camisa dos Blues, com seis conquistas: Liga dos Campeões, duas Liga da Europa, um Campeonato Inglês e duas Copas da Inglaterra.
giphy.com

Oscar

O Internacional negociou o meia ao Chelsea, em 2012, por 25 milhões de libras (R$ 178 milhões, em valores atualizados). Na época, foi a transferência de maior valor de um clube brasileiro a um estrangeiro da história. Com a camisa do Chelsea, Oscar participou de 203 jogos e marcou 38 vezes. Foram quatro conquistas: uma Liga Inglesa, duas Premier League e uma Copa da Liga Inglesa.
Julian Finney/Getty Images

Lucas Piazón

A passagem do atacante pelo Chelsea foi bem discreta. Contratado em 2012 do São Paulo, passou a maior parte do tempo emprestado para outras equipes. Pelos Blues, fez apenas três partidas e deixou o clube em 2021, rumo ao Braga, de Portugal.
Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Willian

Atualmente no Corinthians, o meia detém dois recordes com a camisa do Chelsea: foi o brasileiro que mais atuou e o que mais marcou pelo clube inglês. Contratado em 2013, Willian deixou a equipe em 2020. Neste período, foram 339 jogos, 63 gols e cinco títulos.
giphy.com

Diego Costa

Naturalizado espanhol, o centroavante defendeu o Chelsea entre 2014 e 2017. Neste período, foram 120 jogos, 59 gols e três títulos: duas Premier League e uma Copa da Liga Inglesa.
Stefan Wermuth/Reuters

Filipe Luís

O defensor do Flamengo defendeu o Chelsea entre 2014 e 2015. Foram apenas 26 jogos e um gol, mas Filipe Luís fazia parte do grupo que conquistou o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa em 2015.
AFP PHOTO/BEN STANSALL

Alexandre Pato

O atacante chegou ao Chelsea via empréstimo do Corinthians, em 2016. Mas participou de apenas dois jogos e marcou um gol. A condição física abaixo do esperado estava entre os motivos apontados para a passagem inexpressiva.
Darren Staples/Reuters

Kenedy

O atacante é um dos brasileiros que têm a chance de levantar a inédita taça do Mundial de Clubes para o Chelsea neste sábado. Contratado em 2016, atuou em vários clubes por empréstimo e retornou ao clube inglês no mês passado. Entre idas e vindas, foram 27 jogos e três gols marcados.
Reuters

Emerson Palmieri

Naturalizado italiano, o lateral chegou ao Chelsea em janeiro de 2018. Atuou na Roma por empréstimo, e depois no Lyon, que defende atualmente. Pelo clube inglês, foram 71 jogos, dois gols e dois títulos (Copa da Inglaterra e Liga Europa).
Marc Atkins/Getty Images

Jorginho

O meia é outro brasileiro naturalizado italiano. Na equipe inglesa desde 2018, Jorginho tem 31 jogos e nove gols. Eleito o terceiro melhor jogador do mundo em 2021 pela revista France Football, conquistou a Champions com o Chelsea e a Eurocopa com a seleção italiana no ano passado.
Justin Tallis/AFP

Thiago Silva

Anunciado oficialmente pelo Chelsea em agosto de 2020, depois de longa e vitoriosa passagem pelo PSG, o zagueiro teve seu contrato renovado no mês passado. Thiago Silva entrou em campo 61 vezes, marcou cinco gols e conquistou a Champions e a Supercopa da Europa com a camisa do Chelsea.
Reuters/Peter Cziborra
Publicado em 12 de fevereiro de 2022.