Igual a vinho!

Como Slater, outros veteranos que apavoram a concorrência

A lenda do surfe Kelly Slater completa hoje 50 anos de idade. E acredita que o cara ainda não parou? No último fim de semana, ele desbancou todos os meninos do circuito e se emocionou ao vencer a cobiçada etapa de Pipeline, a primeira do Mundial de Surfe 2022.
Brent Bielmann/World Surf League
No embalo do aniversário do Kelly, o UOL preparou uma lista com outros atletas que têm longevidade como um de seus sobrenomes. Sabe aqueles caras que continuam --ou continuaram-- performando em altíssimo nível mesmo com mais idade (às vezes bem mais) que seus adversários?
Tenor
Bom, vamos começar com um que parou recentemente: Tom Brady. Dono de sete anéis de campeão da NFL, o quarterback anunciou a aposentadoria aos 44 anos. E pensa que o último título dele faz tempo? Que nada, foi no Super Bowl do ano passado, jogando pelo Tampa Bay Buccaneers, aos 43.
REUTERS/Brian Snyder
Do futebol americano, vamos para o tênis. E não podemos começar por outro cara que não seja Roger Federer, né? O suíço já completou 40 e, depois de se recuperar de uma cirurgia no joelho, ainda deve voltar dando trabalho nas quadras. O último dos 20 Grand Slams dele ainda é recente: Australian Open de 2018. No ano seguinte, ficou com o vice em Wimbledon.
Reuters
Seguindo no tênis, como não falar de Rafael Nadal? O espanhol não tem tanta idade como os últimos citados, mas vencer o Australian Open do jeito que ele venceu nos últimos dias, aos 35 anos de idade, não é para qualquer um. De quebra, tornou-se o maior campeão de Grand Slams, com 21 taças. E pode ter certeza que ele não parou por aí!
Reuters
Mantendo a faixa etária, mas levando em conta o que eles ainda apresentam no esporte, vamos com duas lendas do futebol. Comecemos por Cristiano Ronaldo, de 37 anos de idade. Ele já ganhou tudo, incluindo 5 bolas de ouro e 5 Liga dos Campeões, e continua querendo mais, causando até briga no Manchester United por não estar lutando por títulos como gostaria.
Giphy
Lionel Messi é outro. Ele tem 34 anos de idade, mas continua deixando os meninos para trás. Concorde ou não, o argentino conquistou sua sétima Bola de Ouro cerca de dois meses atrás, depois de brilhar pelo Barcelona no primeiro semestre de 2021 e conquistar a até então inédita Copa América em sua carreira. Alguma dúvida de que ele ainda jogará em alto nível por mais alguns anos?
FRANCK FIFE / AFP
Agora vamos com um ex-parceiro de Messi por muito tempo: Daniel Alves, de 38 anos. Apesar de contestado em alguns momentos, continua jogando muito e é o maior vencedor da história do futebol, né? Campeão olímpico em 2021, ajudou a tirar o São Paulo da fila com o Paulista (2021) e foi destaque na recente vitória do Barça sobre o Atlético de Madri, marcando gol.
Albert Gea/Reuters
Do futebol para o basquete. LeBron James não podia ficar fora dessa lista, né? Aos 37 anos continua comandando os Lakers. Já são quatro títulos da NBA, o primeiro em 2012, pelo Miami Heat, e o último em 2020, pelo time de Los Angeles, e ele foi MVP de todas as finais que disputou.
Divulgação/NBA
Publicado em 11 de fevereiro de 2022.