Como os pilotos da Fórmula 1 escolhem os números dos seus carros

Por Julianne Cerasoli

O capacete não é a única forma de identificar um piloto na Fórmula 1. Desde 2014, cada um tem seu próprio número, que o acompanha até o final da carreira.
Clive Mason/Getty Images
O campeão pode escolher usar o número 1, mas o único que teve essa chance até aqui, Lewis Hamilton, preferiu ficar com o 44. De lembranças de títulos ou do início de carreira a inspirações vindas do futebol, os pilotos contam por que escolheram seus números.
Bryn Lennon/Getty Images

44 - Lewis Hamilton

"Quando eu tinha oito anos, eu tinha um kart bem velho, que meu pai viu num anúncio de jornal e reconstruiu. Na nossa primeira corrida, a gente não sabia qual número usar, e meu pai viu que a placa do carro dele tinha 44 e resolvemos usar por muitos anos. Quando eu pude escolher meu número, resolvi voltar para onde tudo tinha começado."
Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

77 - Valtteri Bottas

"No começo, pensei no 7, mas depois achei que o 77 era mais legal. Tinha uma ideia de usar isso no meu logo, no lugar dos dois Ts. Mas acabei nunca usando!"
Rudy Carezzevoli/Getty Images

33 - Max Verstappen

"Eu sempre fui o número 3, sempre acaba como número 3 nas competições. Mas o Daniel já tinha pegado, então, só adicionei mais um três - vai ver duplica minha sorte. E acho que o visual é bem legal."
Bryn Lennon/Getty Images

11 - Sergio Perez

"Eu admirava o Ivan Zamorano e ele usava o número 11, então, comecei a usar no kart. Até hoje, até meu e-mail tem o número 11."
Bryn Lennon/Getty Images

3 - Daniel Ricciardo

"Tudo começou no kart: a gente não podia escolher o número, e sortearam o 3 para mim. Nossa casa na época também tinha esse número. E eu também via muito a Nascar, e o Dale Earnhardt era conhecido por correr com o carro preto e o número 3. Tenho muito orgulho desse número."
Mazen MAHDI / AFP

4 - Lando Norris

"Os números que eu usei nas categorias de base foram 11 e 31, e eles já tinham sido escolhidos quando cheguei na F1. Então 4 foi o melhor número porque ele combina certinho com meu logo [que é a junção de suas iniciais]".
Bryn Lennon/Getty Images

55 - Carlos Sainz

"Carlos Sainz. Um S é um 5 e o outro, o segundo 5. Meu número favorito é o 5, mas o Vettel já tinha pegado, então, inventei esse jogo de letras e números e fiquei com o 55."
Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

16 - Charles Leclerc

"Eu queria o 7 e 10, mas já tinham pegado. Então acabei ficando com o 16 porque 1 + 6 = 7. E também nasci dia 16 de outubro. Não é uma história das mais interessantes."
Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

5 - Sebastian Vettel

"Eu uso o número 5 porque eu tive um ano de muito sucesso em 2001, quando usava o 5. E depois eu fiquei sabendo do 5 vermelho que o Mansell usava. Foi um número que ficou se repetindo."
Bryn Lennon/Getty Images

18 - Lance Stroll

"É um número com muita história para mim. Usei o 18 quando ganhei o campeonato da F3 e também a F4. Eu sou um pouco supersticioso, então, essas coisas são importantes para mim e não quero mudar nunca."
Aston Martin/Divulgação

10 - Pierre Gasly

"Eu sempre fui muito fã do Zinedine Zidane e esse era o número que ele usava quando jogava pela França. E também foi o número que eu usei quando fui campeão de Fórmula Europeu e da Fórmula Renault em 2013."
Bryn Lennon/Getty Images

22 - Yuki Tsunoda

"Meu número no kart era o 11, mas já era o número do Perez. Então eu resolvi só acrescentar +1 nos dois numerais e peguei o 22."
Clive Mason/Getty Images

14 - Fernando Alonso

"Quando eu tinha 14 anos, no dia 14 de julho, e com o kart número 14, eu ganhei o mundial de kart. Desde aquele momento, eu não tive dúvidas de que 14 é meu número."
Peter Fox/Getty Images

31 - Esteban Ocon

"Era o número que eu tinha quando ganhei meu primeiro campeonato nacional no kart, em 2007. Até hoje, foi meu número mais vitorioso, então, é com ele que vou correr pelo resto da minha carreira."
Bryn Lennon/Getty Images

7 - Kimi Raikkonen

"Eu tinha que escolher um número e optei por esse. Na verdade, eu poderia ter escolhido 6, porque foi o número com o qual fui campeão, mas sabia que o Rosberg queria porque também tinha sido o número do título do pai dele, então, fiquei com 7 mesmo."
Bryn Lennon/Getty Images

99 - Antonio Giovinazzi

"Na corrida que acabou sendo minha primeira vitória de kart, em 2006, os únicos números disponíveis eram 13, 17 e 99 e, como 13 e 17 são números de azar na Itália, escolhi o 99. Na lista de nomes, eu sempre era o último mas, como dizemos na Itália, os últimos serão os primeiros."
Bryn Lennon/Getty Images

63 - George Russel

"Era o número com que meu irmão competia no kart. Então o número acabou ficando na família desde então."
Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images

6 - Nicholas Latifi

"O número 6 representa Toronto, a cidade em que eu fui criado, e eu tenho orgulho de representar minha cidade."
Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

47 - Mick Schumacher

"Eu nunca usei esse número, mas é bem simples: é a soma da data de nascimento de todos da família. E me disseram também que dá para ler como se fosse para (for, em inglês, que soa como four - 4) Michael (referindo-se aos sete títulos do pai), e achei isso bem bacana."
Lars Baron/Getty Images

9 - Nikita Mazepin

"Eu sempre corri com o 99 por ser o ano em que eu nasci, e tive sorte com esse número. Mas já tinham pegado o 99, então, fiquei com o 9."
Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Publicado em 10 de abril de 2021.