UOL Esporte

Como funciona a torcida virtual da La Liga?

Por Beatriz Cesarini

A La Liga retornou no dia 11 de junho com uma novidade: as torcidas virtuais. Por causa da pandemia, os jogos são realizados com portões fechados. Para tornar a experiência dos torcedores mais próxima do real, os espanhóis criaram a "arquibancada digital".
Imagens de torcedores com a camisa da equipe anfitriã são projetadas nos acentos das arenas. É possível, também, ouvir os sons dos fãs através de um acervo da EA Sports, responsável pelo game Fifa.
Reprodução/La Liga
Esse vídeo mostra a diferença entre o jogo sem o recurso. E com ele. (Aumente o volume para perceber a diferença)
Reprodução/LaLiga
Quem mora na Espanha tem a opção de assistir às partidas com ou sem as arquibancadas virtuais. "A grande maioria dos espanhóis prefere a experiência virtual", explica Joris Evers, CCO da LaLiga.
Javier Soriano/AFP
O posicionamento das câmeras nas arenas foi modificado para o torcedor ter a sensação de acompanhar uma partida da arquibancada mesmo no sofá de casa, sem notar que o estádio está vazio
Alex Caparros/Getty Images
Xingamentos e reclamações estão fora de cogitação. Por isso, usam apenas áudios de vibrações positivas da equipe anfitriã. As torcidas virtuais são um sucesso. Um comentarista na Espanha até esqueceu a ausência de torcida e destacou a animação dos fãs.
Publicado em 29 de junho de 2020.