Como Fernando Torres

Os jogadores que se aposentaram, mas voltaram a jogar

Por UOL, em São Paulo (SP)

No começo da semana, o atacante Fernando Torres anunciou em suas redes sociais que deixará a aposentadoria de lado e voltará aos gramados na próxima temporada.
GIPHY

Só entendo a vida de uma forma: jogando. Por isso decidi voltar. Nesta sexta-feira comunicarei onde."

Fernando Torres,
em declaração nas suas redes sociais
Darren Staples/Reuters
O ídolo do Atlético de Madri, de 37 anos, pendurou as chuteiras em agosto de 2019 como jogador do Sagan Tosu, do Japão, um ano depois de deixar o Atleti. Ele não é o primeiro jogador que desiste da aposentadoria e o UOL Esporte listou outros atletas que seguiram esse caminho. Confira:
JUAN MEDINA/Reuters

Arjen Robben

Em julho de 2019, o atacante holandês anunciou sua aposentadoria. No entanto, no final de junho de 2020 ele confirmou sua volta aos gramados com 36 anos. Ele defende o FC Groningen, da Holanda, clube no qual foi revelado.
GIPHY

Dida

Em 2010, o goleiro anunciou sua saída do Milan e disputou o Mundialito de Clubes de Futebol de Areia pelos rossoneros em 2012. Em maio daquele ano, ele aceitou uma proposta da Portuguesa e retornou aos gramados.
Leonardo Soares/UOL

Rivaldo

Em janeiro de 2014, Rivaldo anunciou a sua aposentadoria após jogar algumas partidas pelo Mogi Mirim ao lado de seu filho Rivaldinho no Paulistão. Em março daquele ano ele anunciou sua aposentadoria, mas em junho ele decidiu voltar aos gramados para ajudar o Mogi Mirim a fugir da zona de rebaixamento da Série B de 2015.
Léo Santos/Futura Press/Estadão Conteúdo

Romário

Após quatro passagens pelo Vasco, o atacante anunciou sua aposentadoria do futebol em 2008. Porém, no ano seguinte retornou aos gramados e jogou apenas uma partida pelo América-RJ -- para realizar um sonho de seu pai.
Allsport/ALLSPORT

Vampeta

Em 2008, Vampeta jogou o Paulistão pelo Juventus-SP e encerrou sua carreira. Mas em março de 2011, o ex-meio-campista recebeu uma proposta e voltou a jogar o Grêmio Osasco, ele entrou durante uma partida do Paulista A3 e encerrou a carreira de vez.
Fernando Santos/Folha Imagem

Zico

No fim da década de 90, o ídolo do Flamengo fez sua última partida como profissional pelo Rubro-negro. No entanto, ele retornou ao futebol em 1991 para disputar o Campeonato Japonês pelo Sumitomo Metals, o atual Kashima Antlers.
David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images

Pelé

Após a temporada de 1974, Pelé se aposentou no Santos. Dois anos mais tarde, ele deixou a "aposentadoria" para assinar com o New York Cosmos, dos Estados Unidos.
NY Daily News via Getty Images
Publicado em 28 de Maio de 2021.

Veja Também