Como o Newcastle

Clubes que ficaram ricos "da noite para o dia"

Por Do UOL, em São Paulo (SP)

No começo de outubro, o Newcastle foi vendido ao fundo de investimentos públicos da Arábia Saudita (PIF, em inglês) por 300 milhões de libras, cerca de R$ 2,2 bilhões. O novo dono detém 80% do clube.
Reprodução
O PIF tem fortuna de mais de 320 bilhões de libras, mais de dez vezes maior que a de Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, que ostenta 6,5 bilhões de libras, e de Sheikh Mansour, dono do Manchester City, cuja fortuna gira em torno de 23,2 bilhões de libras. PSG e City são os clubes mais ricos do mundo.
Getty Images/Getty Images
O clube inglês não é o primeiro que mudou sua perspectiva financeira radicalmente. O UOL Esporte listou outras instituições que viram suas cifras aumentarem "da noite par ao dia". Confira:
GIPHY

Manchester City

O Manchester City antes de 2008 era um clube de médio porte na Inglaterra. Naquele ano, o City foi comprado pelo Abu Dhabi United Group e tornou-se uma potência. Desde então, foram 15 títulos importantes, incluindo o Campeonato Inglês nas temporadas 2011/2012, 2013/2014, 2017/2018, 2018/2019 e 2020/2021.
Toby Melville/Reuters

Tottenham

Desde os anos 1990, os Spurs têm como dono majoritário o empresário Joseph 'Joe' Lewis. Até hoje, o time não conseguiu grandes conquistas - tem crescido de forma gradual e menos agressiva do que o Manchester City. Mas, graças à gestão do proprietário, a equipe consegue manter nomes como Heung-min Son e Harry Kane.
Rob Newell - CameraSport via Getty Images

PSG

Antes de 2011, o time francês tinha relevância em âmbito nacional, mas internacionalmente não fazia muito sucesso. No entanto, desde que o clube foi comprado pela Qatar Sports Investment e Nasser Al-Khelaïfi tornou-se seu presidente, não faltaram esforços para o PSG brigar pela Liga dos Campeões.
REUTERS

Chelsea

Em 2003, os Blues foram vendidos para o bilionário russo Roman Abramovich, que tem fortuna de US$ 15,2 bilhões. Assim que assumiu o clube, ele pagou todas as dívidas e tratou de enchê-lo de reforços. Com ele, foram 20 títulos conquistados, incluindo duas Champions League.
Michael Steele/Getty Images

Inter de Milão

Em 2016, o grupo chinês Suning Commerce Group Co comprou 68,55% do clube por 270 milhões de euros. O único título conquistado foi o Campeonato Italiano da última temporada, e o futuro não é muito animador. Em crise, o grupo encerrou as atividades do Jiangsu Suning, da China, e até cogitou vender sua parte do clube nerazzurri.
MIGUEL MEDINA / AFP
Publicado em 24 de outubro de 2021.