Ceni, Zidane e mais: 10 ídolos que viraram treinadores de seus times
Por UOL
Ídolos que viraram técnicos
Filipe Luís é o novo técnico do Flamengo e agora vai comandar o clube no qual fez sucesso como lateral. O UOL listou outros dez ex-jogadores que viraram treinadores das equipes das quais são ídolos.
Thiago Ribeiro/AGIF
Rogério Ceni
O goleiro que entrou para a história do São Paulo treinou o Tricolor paulista por duas ocasiões, em 2017 e entre 2021 e 2023. Não conquistou títulos pelo clube que o formou.
MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Renato Gaúcho
O ex-atacante retornou ao Grêmio como técnico e se consagrou como um dos maiores nomes da história do clube. É o atual comandante do Tricolor gaúcho, está em sua quarta passagem e foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.
ALEJANDRO PAGNI / AFP
Falcão
Paulo Roberto Falcão foi tricampeão brasileiro com o Inter como jogador, mas não teve o mesmo sucesso como treinador. Teve três passagens no comando do time e apenas um título gaúcho no currículo.
Lucas Uebel/VIPCOMM/Divulgação
Dunga
Revelado pelo Inter, o ex-volante retornou ao clube como treinador, em 2013. Ele se sagrou campeão gaúcho tanto como jogador quanto como técnico.
Vinicius Costa/Preview.com
Dudu
Ídolo do Palmeiras na geração de Ademir da Guia, Dudu também treinou o time. Teve duas passagens como técnico, uma entre 1976 e 1977 e outra em 1990.
Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Zinedine Zidane
Zidane se coroou como um dos maiores do Real Madrid. Foi multicampeão jogando e também no comando da equipe, incluindo quatro títulos de Champions League -- três como técnico.
David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Xavi
O ex-meia conquistou tudo pelo Barcelona durante a carreira como jogador. Assumiu como técnico em 2021 e ficou até o meio deste ano. Foi campeão de dois títulos, o Espanhol e a Supercopa da Espanha.
Alex Caparros/Getty Images
Johan Cruyff
Três vezes vencedor da Bola de Ouro, Johan Cruyff retornou ao Barcelona como treinador. Comandou o time entre 1988 e 1996, conquistando quatro vezes o Campeonato Espanhol e uma a Champions, entre outros títulos.
Gary Prior/Getty
Frank Lampard
Lenda do Chelsea, o ex-meia começou a carreira como técnico na base do clube londrino. Treinou o time principal duas vezes, mas não repetiu o sucesso que teve como jogador.
Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images
Franz Beckenbauer
Beckenbauer chegou ao topo do mundo com o Bayern e foi mais um ídolo a treinar o time do coração. Esteve no cargo entre 1993 e 1994, sendo campeão alemão e da Copa da Uefa.