Cambalhota de Vampeta, coração de Guga e outras comemorações diferentonas no esporte

Por Do UOL, em São Paulo

As comemorações são parte importante do esporte, seja nos gols, nos pontos, nas vitórias ou conquistas de campeonatos. Muitas vezes, os atletas fazem de suas celebrações momentos icônicos, emocionantes e até mesmo bizarros. O UOL Esporte reuniu algumas delas
giphy.com/

O pagador de promessas

Raphinha atravessou de joelhos o gramado do Brentford Community Stadium, no último domingo, após o Leeds confirmar a permanência na Premier League. É claro que não foi o primeiro e nem será o último a fazer isso. O que chamou a atenção foi o fato de ele aparentemente ter feito uma promessa.
DAVID KLEIN/REUTERS

Cigarro em campo

Também no último domingo, Marcos Rojo, do Boca Juniors, comemorou o título do Campeonato Argentino de uma maneira bem inusitada, pelo menos para atletas. Ainda no gramado, o lateral comeu pizza, bebeu cerveja e fumou um cigarro. O gesto gerou polêmica e, ao ser questionado por uma repórter, Rojo se limitou a dizer: 'Tinha que ganhar [o título] primeiro'.
Reprodução

Cambalhotas no Planalto

Uma das comemorações mais icônicas do futebol brasileiro é a de Vampeta. No encontro da seleção brasileira pentacampeã do mundo com FHC, então presidente da República, o ex-jogador deu cambalhotas na rampa do Planalto, quebrando todos os protocolos. Depois, ele explicou que a atitude foi uma homenagem a um amigo e que estava com 'muito álcool na cabeça'.
REUTERS/Jamil Bittar
gifs.com

Coração de Guga

Outra celebração gravada na memória dos brasileiros é a de Gustavo Kuerten. Em 2001, depois de vencer Roland Garros, Guga desenhou, com a raquete, um coração no saibro e se deitou nele, agradecendo aos fãs. Recentemente, o ato foi escolhido como a 'comemoração mais icônica' do tênis mundial.
Jacques Demarthon/AFP

Mergulho perigoso

O tênis também produziu outras comemorações icônicas. Em 1992, o norte-americano Jim Courier pulou no rio Yarra, em Melbourne, para celebrar a conquista do Aberto da Austrália. Depois, ele admitiu que contraiu uma doença estomacal após engolir a água barrenta e poluída do rio.
gifs.com

Calção de Nadal

O mergulho na piscina do Real Clube Tênis é tradição para os ganhadores do ATP 500 de Barcelona. E Rafael Nadal não quebrou o protocolo. A questão é que, em 2017, ele quase ficou sem calção ao pular na água e teve que puxar a peça para esconder o bumbum.
Reuters
gifs.com/

Cerveja no chinelo

O australiano Alexander Volkanovski comemorou a vitória sobre Brian Ortega no UFC 266 à maneira dos atletas do seu país. O shoey, ato de beber cerveja em sapato, é tradição local, mas Volkanovski inovou ao usar um chinelo como 'taça'.
Reprodução
Publicado em 26 de Maio de 2022.