Cadê o título?

Veja quais são as maiores filas da Copinha

Por Bruno Madrid

É só pra formar?

Disputada quase que anualmente desde 1969, a Copa São Paulo já revelou grandes craques e marca o início da temporada do futebol brasileiro. Apesar do espírito "formador", o torneio conta com times pressionados e que estão há anos sem faturar o troféu.
Giphy

Grêmio - 53 anos

Outro time que nunca venceu o torneio e chegou a dois vice-campeonatos é o Grêmio. Os gaúchos bateram na trave em 2020, quando perderam a final para o maior rival Inter. Em 1991, mais um vice, desta vez, para a poderosa Portuguesa de Dener.
Everton Silveira/Divulgação

Botafogo - 53 anos

O clube carioca fecha a lista dos três grandes que ainda não levantaram o título da Copinha. A única campanha finalista foi a de 1971, quando o time foi derrotado pelo rival Fluminense de maneira dramática nos pênaltis.
RÔMULO MAGALHÃES/ESTADÃO CONTEÚDO

Atlético-MG - 39 anos

Atual campeão brasileiro no profissional, o Galo não faz uma campanha de destaque na Copinha há décadas. O último título foi em 1983. Desde então, o time nem sequer chegou à uma final.
Bruno Souza/Atlético-MG

Fluminense - 33 anos

Segundo maior vencedor da Copinha ao lado do Inter, o Flu vive um jejum amargo de três décadas sem levantar o troféu no torneio. Em 2012, a equipe conseguiu chegar à final, mas perdeu para o Corinthians - único clube com mais troféus do que os cariocas.
MAURICIA DA MATTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Vasco - 30 anos

A equipe de São Januário venceu a Copinha apenas uma vez, em 1992, com Valdir Bigode como destaque. Desde então, foram duas derrotas em finais: 1999 e 2019.
Roberto Zacarias / Twitter do Vasco

Cruzeiro - 15 anos

Depois de bater na trave duas vezes (1996 e 2002), o clube mineiro despachou o São Paulo nas penalidades máximas em 2007 e saiu da fila. O novo jejum, no entanto, já se encaminha para completar duas décadas.
EDUARDO CARMIM/ESTADÃO CONTEÚDO

Santos - 8 anos

Apesar de ter o "DNA formador", o time não vence a Copinha desde 2014, quando a geração de João Paulo, Diego Cardoso, Serginho e Stéfano Yuri bateu o Corinthians de Arana, Malcom e Pedro Henrique.
Divulgação/Santos FC

Filas menores

Os times com jejuns de cinco anos ou menos são os seguintes: Corinthians (2017), Flamengo (2018), São Paulo (2019) e Internacional (2020). No ano passado, a Copinha não foi disputada por causa da pandemia.
Divulgação/SPFC

Palmeiras - atual campeão

O Alviverde finalmente conquistou sua primeira Copinha, após amargar dois vices (1970 e 2003). O título da edição de 2022 foi conquistado em goleada por 4 a 0 sobre o Santos.
Marcello Zambrana/AGIF
Giphy
Publicado em 25 de janeiro de 2022.