Buffon, Iniesta e mais

Jogadores que tiveram despedidas significativas

Por UOL, em São Paulo (SP)

O goleiro Buffon anunciou ontem (11) que está de saída da Juventus -- foram mais de 500 partidas pela 'Velha Senhora', quase 20 anos de clube. No entanto, mesmo aos 43 anos, o italiano deu a entender que pode continuar jogando.
Massimo Pinca/Reuters

Este ano, essa linda e longa experiência com a Juve irá acabar de forma definitiva. Ou eu paro de jogar ou encontro uma situação que me incentive a atuar. Dei tudo pela Juventus."

Buffon,
em entrevista à beIN Sports
GIPHY
Buffon não é o primeiro atleta que tem uma despedida significativa do clube que defendeu por quase toda carreira. O UOL Esporte listou outros jogadores que passaram por situações semelhantes. Confira:
REUTERS/Massimo Pinca

Andrés Iniesta

Após 22 anos de Barcelona, Iniesta anunciou sua saída do clube em 2018. A última partida teve mosaico na arquibancada, entrega de placa, taça de campeão e todo tipo de homenagens do clube, da torcida e dos jogadores. O meia espanhol se transferiu para o Vissel Kobe, do Japão.
GIPHY
Mas o momento mais emocionante aconteceu depois de tudo isso, quando o Camp Nou já estava vazio. O craque fez questão de ficar a sós com o palco que o consagrou.
David Ramos/Getty Images

John Terry

Terry disputou incríveis 717 partidas com a camisa do Chelsea e conquistou 17 títulos. O zagueiro encerrou sua carreira no Aston Villa -- onde atualmente é assistente técnico.
Michael Regan/Getty Images

Steven Gerrard

Após 17 anos de Liverpool, o meia deixou o clube em 2015. Seu último jogo foi uma derrota por 3 a 1 para o Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês. Durante as homenagens, até suas três filhas compareceram ao estádio. Ele encerrou a carreira no Los Angeles Galaxy.
GIPHY

Bastian Schweinsteiger

O meio-campista alemão somou mais de 500 jogos no Bayern de Munique em 17 anos de clube. No entanto, ele deixou o time bávaro para acertar com o Manchester United -- o seu sonho. Schweinsteiger encerrou a carreira no Chicago Fire, da MLS.
MICHAELA REHLE / REUTERS

O Manchester United é o único clube que faria eu deixar Munique. Eu realmente senti uma vontade enorme de mudanças e agora eu vou disputar a liga mais competitiva do mundo e também voltarei a trabalhar com o Louis Van Gaal [técnico]."

Bastian Schweinsteiger,
em sua chegada ao Manchester United
GIPHY

Del Piero

Depois de 19 anos de Juventus, o atacante deixou o clube em 2012. Foram mais de 500 partidas com a camisa da equipe.
REUTERS/Giorgio Perrottino

Foi um dia marcante. Eu sempre guardarei este momento comigo e nunca irei parar de agradecer aos fãs. Claro, há tristeza, mas eu não poderia imaginar uma despedida melhor. O que eu vi nos olhos dos torcedores foi lindo."

Del Piero,
em seu jogo de despedida da Juve, contra a Atalanta
GIPHY

Xavi

Parceiro de Iniesta no Barcelona, ele se despediu do clube em 2015. Na cerimônia oficial, fez um discurso emocionado para a torcida, ganhou um bandeirão e levantou a taça de campeão espanhol antes do jogo contra o La Coruña. Mas o melhor ainda estava por vir.
JOSEP LAGO / AFP
Xavi entrou em campo pela última vez na final da Liga dos Campeões contra a Juventus, justamente no lugar de Iniesta. E teve a honra de encerrar sua passagem pelo clube levantando o troféu mais cobiçado da Europa.
Paul Gilham/Getty Images
Publicado em 12 de Maio de 2021.