El clasico

Brasileiros que você nem lembrava que passaram por Real Madrid ou Barcelona

Por Do UOL, em São Paulo

Barcelona e Real Madrid voltam a se enfrentar neste domingo (24) pelo Campeonato Espanhol. Do lado madrilenho, um esquadrão brasileiro: Vinicius Junior, Eder Militão, Casemiro, Marcelo e Rodrygo. No lado catalão, o número de brasileiros é bem menor: apenas o meia Philippe Coutinho, que não está sendo muito aproveitado na equipe do técnico Ronald Koeman.
giphy.com
Muitos brasileiros fizeram parte da histórias dessas duas equipes. Ronaldo Nazário passou pelos dois rivais; Ronaldinho, Romário, Rivaldo e, mais recentemente Neymar, foram ídolos no Barça. Roberto Carlos e Marcelo escreveram seus nomes no Real Madrid. Mas nem todos os brasileiros que jogaram em uma das duas equipes são tão lembrados assim.
giphy.com

Real Madrid

giphy.com

Rodrigo Fabri

O meia foi jogador do Real entre 1998 e 2003, mas não foi aproveitado e esteve a maior parte desse tempo emprestado para outras equipes, como Flamengo, Santos, Valladolid, Sporting e Grêmio.
Reprodução

César Prates

O zagueiro teve uma passagem relâmpago pelo Real Madrid B na temporada 96/97 e só entrou uma vez em campo.
Reprodução/Instagram

Zé Roberto

Ídolo do Palmeiras, o ex-volante foi contratado pelo Real Madrid em 1997. Na temporada seguinte, foi emprestado ao Flamengo e depois ao Leverkusen, que o comprou em 1998. No Real, fez apenas 23 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.
Getty Images

Emerson

O volante teve uma passagem rápida pelo Real Madrid na temporada 2006/2007. Embora tenha sido campeão do Espanhol naquela temporada com a equipe merengue, Emerson declarou depois que foi perseguido por torcedores e imprensa espanhola no período em que esteve no clube.
John Walton - EMPICS/PA Images via Getty Images

William José

O atacante é outro que não teve muitas oportunidades no Real. Em 2014, foi contratado pelo Real Madrid B. Chegou a ser relacionado pelo técnico Carlo Ancelloti na equipe principal, mas ficou apenas 21 minutos em campo.
Divulgação

Lucas Silva

O volante foi jogador do Real Madrid entre 2015 e 2019. Mas foi pouco aproveitado, jogando apenas nove partidas. A maior parte deste período, esteve emprestado para Marselha e Cruzeiro.
Robert Cianflone/Getty Images

Barcelona

giphy.com

Keirrison

Depois de passagens de destaque no Coritiba e no Palmeiras, o atacante foi contratado pelo Barcelona em 2009. Mas nunca chegou de fato a vestir a camisa do clube catalão. Foi emprestado para Benfica e Fiorentina. Sem conseguir se firmar na Europa, voltou para o Brasil.
Gustau Nacarino/Reuters

Douglas

O lateral do Besiktas também teve uma passagem apagada pelo Barcelona na temporada 19/20. Foram apenas oito jogos e uma assistência.
Cristian Quicler/AFP

Henrique

O ex-palmeirense foi contratado pelo Barça em 2008, mas também não foi aproveitado pelo clube catalão. Durante seu contrato, foi emprestado ao Leverkusen, Racing Santander e Palmeiras. O Barça rescindiu o acordo em 2012.
AMA/Corbis/Getty Images

Geovanni

O atacante foi vendido ao Barcelona em 2001 e atuou com certa regularidade no começo. Mas foi perdendo espaço e acabou emprestado ao Benfica. Pelo clube espanhol, foram 43 jogos e apenas três gols.
AFP

Roberto Dinamite

O ídolo do Vasco teve uma passagem relâmpago - de apenas três meses - pelo Barça em 1980. Foram somente dez jogos e três gols, dois deles na estreia. O artilheiro, no entanto, perdeu espaço com a chegada do técnico Helenio Herrera, que não deu chances ao brasileiro. Ele retornou ao Vasco, clube no qual se aposentou em 1993.
Reprodução
Publicado em 23 de outubro de 2021.