Brasileirão 2019

Olho para trás e não vejo (quase) ninguém

Período delicado?

No último mês, o Flamengo perdeu nomes muito importantes do seu elenco. Muitos diziam que, com a sequência de jogos complicada e o desgaste natural do Brasileirão, a equipe de Jorge Jesus deixaria pontos pelo caminho.
Thiago Ribeiro/AGIF
Rodrigo Caio e Gabigol, por exemplo, foram convocados para a seleção brasileira e desfalcaram a equipe nas últimas rodadas...
Thiago Ribeiro/AGIF
... e Filipe Luís e Arrascaeta sofreram lesões no joelho. Com os desfalques, o questionamento sobre uma queda de rendimento era natural.
Thiago Ribeiro/AGIF
No entanto, o elenco soube corresponder. Com os 2 a 0 sobre o Athletico, em plena Arena da Baixada, o rubro-negro alcançou 12 jogos sem perder no torneio. O 'período delicado' acabou com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras.
Joao Vitor Rezende Borba/AGIF

Ainda sonhando?

Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo no fim de semana, o Palmeiras não soube aproveitar os desfalques do Flamengo. Dos últimos 12 pontos disputados, o alviverde só conquistou cinco. Com isso, viu a equipe carioca abrir vantagem na liderança.
Marcello Zambrana/AGIF
O Peixe fez sua melhor atuação no ano no meio da semana passada, mas falhou contra o Inter. O empate em 0 a 0 fez o Santos chegar a sua melhor campanha desde 2003, mas, mesmo assim, o título é visto como algo distante.
Ivan Storti/Santos FC

Briga pelo Libertadores...

Enquanto isso, São Paulo e Corinthians tiveram um confronto direito pelo torneio sul-americano. O Tricolor paulista venceu por 1 a 0 e igualou o número de pontos do rival -- chegar ao G-4 é a meta.
Marcello Zambrana/AGIF
O novo 'morador' do G-6, que dá vaga na Libertadores, é o Grêmio. Os gaúchos visitaram o Atlético-MG, golearam por 4 a 1 e ultrapassaram o rival Internacional.
Fernando Moreno/Agif

Já no Z-4...

O Cruzeiro vencia a Chapecoense até o último minuto da partida, mas viu Camilo empatar o jogo no apagar das luzes. Com a derrota, a Raposa fica a quatro pontos do primeiro time fora da zona da degola, o Ceará, com 26.
TARLA WOLSKI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Arte/UOL
Arte/UOL

Foram bem

Arte/UOL

Muriel (Fluminense)

O goleiro de 32 anos foi um dos principais responsáveis pela vitória do Flu por 2 a 0 sobre o Bahia, no sábado (12). Muriel fez três grandes defesas que asseguraram o resultado -- e afastaram o Tricolor carioca da zona do rebaixamento.
Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Henrique (Flamengo)

Mais uma vez, o atacante foi um dos destaques positivos da rodada. Na ausência de Gabigol, ele fez os dois gols da vitória contra o Athletico na Arena da Baixada.
Gabriel Machado/AGIF

Talles Magno (Vasco)

A cria do Gigante da Colina deu muito trabalho à defesa do Fortaleza. Ele teve sucesso em quase todos os duelos individuais na partida e levou a torcida ao delírio com sua habilidade.
Rafael Ribeiro/Vasco

Foram mal

Arte/UOL

Wilson (Atlético-MG)

O goleiro do Galo cometeu uma falha bizarra na primeira etapa e marcou um gol contra. Ele teve influência direta na derrota da equipe mineira.
Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Léo (Athletico)

O goleiro da equipe paranaense falhou feio no primeiro gol do Flamengo. Ele tentou sair jogando com um defensor dentro de sua área, mas errou o passe e Bruno Henrique não teve trabalho nenhum para marcar.
Divulgação/Site oficial do Athletico-PR

Manoel (Corinthians)

O zagueiro da equipe do Parque São Jorge cometeu um pênalti desnecessário em Vitor Bueno e fez com que o Corinthians ficasse atrás do placar. O defensor também perdeu quase todos os duelos mano a mano, deixando o setor defensivo corintiano muito exposto.
Alan Morici/AGIF

Brasileirão Facts

Arte/UOL

Na bronca com a arbitragem

"Sabíamos que jogo ia ser difícil pela qualidade do Athletico, pelas condições do sintético, jogo completamente diferente. Viemos preparados para jogar contra uma equipe, não contra duas. Estávamos preparados contra o Athletico, mas não o árbitro", reclamou Jorge Jesus após atuação da arbitragem no jogo do Flamengo.
Jeferson Guareze/AGIF

Desabafo de Bérgson

"O Adilson apostou em mim contra tudo e contra todos. Ele foi chamado de burro, eu fui chamado de atacante merda. Foi para ele e para o nosso grupo que é merecedor", disse o atacante após marcar o gol da vitória do Ceará sobre o Avaí.
XANDY RODRIGUES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

"Racismo existe"

"A estrutura social é racista, sempre foi racista. Nós temos um sistema de regras que é estabelecido pelo poder do Estado, das comunicações, da igreja. Quando esses poderes não enxergam ou não querem aceitar e assumir que o racismo existe, que é preciso corrigir esse curso, eles dizem que estamos nos vitimando ou que existe racismo reverso", afirmou o treinador do Bahia.
Thiago Ribeiro/AGIF

Os gols da 25ª rodada

Confira o golaço marcado por Thiago Santos e muito mais.
Marcello Zambrana/AGIF
Publicado em 14 de outubro de 2019.
Reportagem: Flávio Latif
Edição: Bruno Doro