Pandemia

Bolha, motorhome na pista e toalhas liberadas: o "novo normal" dos atletas

Por Beatriz Cesarini

Algumas competições retornaram em meio à pandemia, e atletas têm que se acostumar com o "novo normal". O tênis, por exemplo, tem um novo hábito: o cumprimento de raquetes, como fizeram Osaka e Azarenka no US Open. Nada de abraços ou beijos.
Matthew Stockman/Getty Images
As federações montaram protocolos para proteger os competidores da Covid-19. Alguns desses hábitos são curiosos, já deram certa "vantagem" para uns atletas e irritaram outros.
A NBA criou uma "bolha". A liga americana reservou um resort da Disney, em Orlando, e adotou uma série de protocolos rígidos.
Joe Murphy/NBAE via Getty Images
Foram três meses sem nenhum caso de infecção por coronavírus, com a reta final da temporada regular e os playoffs.
Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images
Jimmy Butler transformou a bolha da NBA em uma oportunidade de negócio e virou barista. O ala do Miami Heat levou equipamentos e ingredientes para preparar o próprio café e passou a cobrar US$ 20 por xícara.
Reprodução/Twitter @nbaoncampus
E a Fórmula 1 que virou uma vila? Como os cidadãos britânicos não poderiam ir para a rua, Lewis Hamilton decidiu colocar um motorhome na pista e inspirou outros pilotos e engenheiros.
Anadolu Agency/Getty Images
Bottas, que é vizinho de Hamilton, fez até um churrasquinho em seu quintal. Roscoe, o cachorro do seu parceiro de equipe, apareceu por lá, mas ficou sem carne, já que seu dono e ele são veganos.
Pool/2020 Pool
Bottas jurou que não deu carne ao cão, mas Hamilton ficou desconfiado porque percebeu que Roscoe deixou um "presentinho" nada cheiroso, se é que entendem...
Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
No tênis de mesa, os competidores não podem mais colocar a mão na mesa, como faziam para secar o suor a cada ponto. Por outro lado, a toalha foi liberada, e o brasileiro Hugo Calderano, ouro no Pan de Lima em 2019, curtiu a nova regra.
picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I

As bolas são higienizadas a cada set, e descartamos quando usamos. A mesa também é limpa depois dos jogos, e não podemos mais tocar nela, mas permitiram o uso da toalha com mais frequência durante as partidas. Isso me ajudou, porque eu suo bastante, e minha mão também fica molhada...

Hugo Calderano,
Mesatenista brasileiro
No tênis, uma nova regra irritou os jogadores. As toalhas que os atletas usam para secar o suor ficam por conta deles, ou seja, ninguém pode jogá-las aos tenistas.
Al Bello/Getty Images
O problema é que os atletas têm 25 segundos - tempo máximo permitido pela federação - para ir ao banco, pegar a toalha e secar o suor, como fez Alexander Bublik no US Open.
Matthew Stockman/Getty Images
No vôlei de praia, as coisas também mudaram . Os atletas que disputam a competição em Saquarema (RJ) não podem limpar os óculos durante as partidas e têm que pegar as bolas, já que não tem mais gandulas.
Wander Roberto/Inovafoto/CBV

A gente não cumprimenta mais os adversários, nem os árbitros. Também não pegamos mais a bola do boleiro. Fizeram um cestinho com bolas higienizadas, e ali que devemos pegar. Além disso, não podemos limpar os óculos, só em caso de muita areia ou suor.

Duda, dupla de Agatha no vôlei de praia
Agatha e Duda estão participando do circuito brasileiro de vôlei, em uma bolha montada em Saquarema (RJ).
Wander Roberto/Inovafoto/CBV
Em Saquarema, todos os atletas fizeram testes de coronavírus.
Wander Roberto/Inovafoto/CBV
Publicado em 04 de outubro de 2020.