Aplicativo mais baixado do mundo no primeiro trimestre do ano, o TikTok quebra a lógica de redes como Facebook, Twitter e Instagram, onde os atletas mais bem-sucedidos são, também, os mais seguidos. No TikTok, resultado importa, mas conteúdo é que faz a diferença.
O salto com vara é exemplo. Fabiana Murer, duas vezes campeã mundial, tem 179 mil seguidores no Facebook. Sua sucessora, a tricampeã brasileira Juliana Campos --mesmo longe dos Jogos de Tóquio-- tem quase 200 mil seguidores em apenas nove meses de Tiktok.
Lucas Lima/UOL
Juliana Menis @juhcampos
Na rede social, vídeos de parkour fazem sucesso. As gravações de Juliana treinando e realizando o salto com vara atraíram público cativo, mesmo a atleta estando há mais de 120 dias sem poder treinar.
Reprodução
Ela é só uma da lista de atletas que você precisa seguir no TikTok
Arthur Nory @arthunory
O campeão mundial da barra fixa na ginástica artística chegou ao TikTok quando tudo ainda era mato, em 2017. Entre vídeos treinando, dancinhas típicas da rede social e demonstrações de flexibilidade, já passou dos 204 mil seguidores.
Reprodução
Natália Gaudio @natigaudio
Se você já passou um tempo no TikTok, deve ter visto uma galera levantando o pé até onde o relógio marca 12 horas. Isso é fichinha para a atleta olímpica de ginástica rítmica, como ela mostra nos vídeos, que já atraíram mais de 116 mil seguidores.
Reprodução
Débora Costa @de18costa
Uma das revelações do basquete feminino dos últimos anos, Débora Costa gravou, no TikTok, um vídeo batendo bola --e ele teve mais de 600 mil visualizações no Twitter, onde foi replicado. No TikTok, Débora tem pouco mais de 2 mil seguidores.
Reprodução/@debora18costa
Arthur Pecos @arthurpecos23oficial
Atleta do basquete, Arthur Pecos trocou o Corinthians pela Unifacisa na próxima temporada do NBB. No TikTok, ele já tem mais de 104 mil seguidores --e a maioria dos seus vídeos é gravada na quadra de casa.
Reprodução
Bia e Branca @biaebrancaferes
Aposentadas do nado artístico, Bia e Branca são seguidas por mais de 260 mil pessoas no TikTok. Carismáticas, as gêmeas fazem vídeos dançando de forma sincronizada --ah vá!-- além de muitas caras e bocas.
Reprodução
Leandrinho @talitaeleandrobarbosa
O casal produz vídeos quase todos os dias. Leandrinho deixa a vergonha de lado nas danças e a modelo Talita Rocca, sua mulher, e as crianças da casa se divertem.
Reprodução
Jaqueline @jaquelineee8
O campeão olímpico Murilo é um coadjuvante de luxo no perfil da mulher, Jaqueline, também campeã olímpica. A jogadora, ouro em Pequim e em Londres, dubla, dança e contracena com o marido para mais de 230 mil seguidores.
Reprodução
Sophia Medina @sophiamedina_10
Enquanto o irmão Gabriel (@gabrielmdina1010) desencanou no TikTok (com 600 mil seguidores), a irmã,Sophia é assídua. É seguida por 22 mil pessoas.
Reprodução
Jennyfer Parinos @jennymarxx
Bronze nos Jogos Paraolímpicos do Rio no tênis de mesa, a jogadora brasileira de 24 anos ganhou mais de 7 mil seguidores dançando, dublando e falando sobre sua deficiência.
Reprodução
Brandonn Pierry @brandonnpierry
Se os nadadores mais velhos passam longe do TikTok, Brandonn é quem puxa a fila da nova geração nesta rede social. Quer a prova? Em vídeo com cinco dancinhas populares do TikTok, ele sabia dançar as cinco.