Suspensões, dopings e prisões

Atletas que tiveram problemas por fumar maconha

Por Do UOL, em São Paulo

Sha'Carri

Nesta sexta-feira (2), o órgão antidoping do EUA, a Usada, suspendeu a velocista Sha'Carri Richardson por um mês por fumar maconha. Ela associou o uso à dor pela perda da mãe, que morreu uma semana antes.
Patrick Smith/Getty Images
A atleta, esperança de medalha dos EUA, pode ficar fora da Olimpíada de Tóquio, já que o exame foi realizado na seletiva norte-americana em 20 de junho. Sha'Carri não é a primeira atleta a ter problemas por uso de maconha. Alguns até já foram detidos por porte. O UOL relembra alguns deles.
Harry How/Getty Images

Jon Jones

Em 2016, Jon Jones admitiu o vício em maconha em entrevista. O ex-campeão dos meios-pesados do UFC, que coleciona problemas envolvendo maconha, também se envolveu em acidentes de trânsito e foi flagrado dirigindo sobre efeito da droga e álcool.
giphy.com

Eu era um viciado. As pessoas não percebem que você pode ser um viciado mesmo sem aparentar ser. Se você fuma quando acorda, antes de comer, antes dos treinos, antes de dormir, antes de ver um filme e antes de estudar, por exemplo, você é um viciado. Não é preciso usar drogas pesadas para se viciar."

Jon Jones, em entrevista ao jornal USA Today em 2016
Em 2015, após provocar um acidente e fugir do local, o UFC retirou dele o cinturão e o suspendeu. Dois anos depois, ele voltou a disputar o título de campeão, mas foi pego no exame antidoping e foi novamente suspenso ? perdendo o cinturão mais uma vez.
Christian Petersen/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Michael Phelps

Maior nadador do mundo, Michael Phelps foi suspenso após ser flagrado fumando maconha. Ele foi suspenso por três meses e perdeu patrocinadores antes da Olimpíada de 2008, em Pequim.
AFP/GABRIEL BOUYS

Giba

Um dos maiores jogadores de vôlei da sua geração, o ponteiro Giba também já foi suspenso pelo uso de maconha. O caso aconteceu em 2003, quando ele jogava na Itália.
Flavio Florido/UOL

Até hoje convivo com a pecha de maconheiro. Outro dia, duas garotas acenderam um baseado e olharam pra mim: 'Vamos fumar aí?'"

Giba, em entrevista à revista Playboy em 2008

Alex Caruso

E não são as suspensões por uso que prejudicam os atletas. No mês passado, o jogador de basquete Alex Caruso, do LA Lakers, foi preso em um aeroporto do Texas por porte de maconha e um dichavador (usado para moer a erva). Ele foi solto após pagar fiança.
Reprodução/Instagram

Rhayner

O atacante Rhayner, que atua no futebol japonês, admitiu em entrevista que foi viciado em maconha e que chegou a treinar sob efeito da droga. Quando jogava no Bahia, em 2014, foi afastado e acabou desempregado por quatro meses.
Felipe Oliveira/Getty Images

Já fui treinar. Com maconha, só. Em períodos em que eu não era relacionado, em que estava afastado, muitas vezes eu ia treinar desse jeito. Quando não tinha possibilidade de jogar, já aconteceu."

Rhayner, em entrevista ao jornal Correio, em 2015
Regis Pitbull foi suspenso duas vezes do futebol por uso de maconha, em 2001 e 2008, e chegou a ficar longe dos gramados por quase dois anos por causa do vício em crack. Após tratamento, ele retornou ao esporte em 2012. Neste ano, ele voltou a ser internado em clínica de reabilitação.
Keiny Andrade/UOL

Caí duas vezes no antidoping por maconha, fiquei perto de ser banido do esporte. O futebol me deu tudo, a droga me tirou quase tudo e agora eu estou aqui."

Régis Pitbull em entrevista ao UOL, em 2019
Publicado em 03 de julho de 2021.