Dança das cadeiras

Até campeões nacionais na Europa trocaram seus técnicos; veja

Por UOL, em São Paulo (SP)

As mudanças de treinadores são bem normais no futebol brasileiro, uma mesma equipe troca duas ou até três vezes o comando técnico ao longo da temporada. No entanto, na Europa essa filosofia não é tão comum...
GIPHY
Mesmo assim, até alguns campeões nacionais das principais ligas europeias tiveram que trocar de treinadores. O UOL Esporte mostra a situação de cada equipe. Confira:
GIPHY

Atlético de Madri

Campeão do Campeonato Espanhol na temporada passada, os colchoneros mantiveram o argentino Diego Simeone -- no comando da equipe desde 2011.
AFP PHOTO/ GERARD JULIEN

Inter de Milão

Após 11 anos, a Inter de Milão voltou a vencer o Campeonato Italiano. No entanto, Antonio Conte -- técnico que levou o clube ao título -- rescindiu com o clube. A saída inesperada acontece por conta das diferenças de ideia e de perspectiva entre a equipe e o treinador. A Inter se encontra em situação financeira delicada e buscará redução de custos e venda de jogadores na próxima janela.
GIPHY
O técnico escolhido para o lugar de Conte foi Simone Inzaghi, irmão do também treinador e ex-atacante Filippo Inzaghi.
Vincenzo PINTO / AFP

Sporting

O time português é mais um campeão nacional que saiu da fila de títulos. Sob o comando de Rúben Amorim, os leões venceram o Campeonato Português após 19 anos. Em março, o treinador renovou seu contrato com o time de Lisboa até junho de 2024.
Gualter Fatia/Getty Images

Bayern de Munique

Com Hans-Dieter Flick como técnico, o time bávaro conquistou tudo que podia. Porém, o treinador deixou o clube para assumir a seleção da Alemanha após a Eurocopa.
MICHAEL DALDER
O sucessor de Hansi-Flick será Julian Nagelsmann, de apenas 33 anos, que estava no RB Leipzig. A imprensa alemã crava que o clube gastará 25 milhões de euros (R$ 164 milhões), tornando o jovem como o treinador mais caro do mundo.
Jan Woitas/picture alliance via Getty Images

Manchester City

Campeão com sobras no Campeonato Inglês e finalista da Liga dos Campeões na última temporada, os Citizens continuam com Pep Guardiola no comando técnico.
Michael Regan/Getty Images

Lille

Após desbancar o PSG e vencer o Campeonato Francês, o time francês ficou sem técnico. Após quatro anos no clube, Christophe Galtier optou por deixar a equipe.
VALERY HACHE/AFP

Simplesmente, tenho a íntima convicção de que já completei um ciclo aqui. A qualidade da equipe na próxima temporada ou a situação financeira do clube não tem relação com a minha saída. Tem a ver comigo mesmo. Depois de quatro temporadas, acho que chegou a hora de partir.

Christophe Galtier,
em entrevista ao jornal francês L'Equipe
DENIS CHARLET/AFP
O time francês ainda não definiu quem será o novo comandante para a próxima temporada.
GIPHY
Publicado em 13 de junho de 2021.