Da esgrima ao boxe

Os maiores trapaceiros da história do esporte

Por Arthur Sandes

Nem todo atleta segue à risca o lema olímpico "o importante é competir com dignidade". O UOL Esporte lista as trapaças no esporte que fariam Barão de Coubertin chorar.
Reprodução

Whitey Ford

As trapaças não são assim tão raras no beisebol, inclusive entre os grandes astros. Ford, o melhor arremessador da história dos Yankees, confessou ter cortado bolas com a aliança e usado lama, cuspe, resina e diversas substâncias antes de lançamentos. Apesar de tudo, está no Hall da Fama da MLB.
1960 SPX/Diamond Images via Getty Images

Boris Onischenko

Atleta do pentatlo moderno, o soviético adulterou seu sabre na esgrima para ter pontos computados mesmo sem tocar o adversário --bastava apertar um botão. Acabou desclassificado da Olimpíada de Montreal em 1976.
Getty Images

Rosie Ruiz

"Venceu" a maratona de Boston em 1980, mas foi desmascarada uma semana depois: ela correu só 1.500m dos 42.195m e percorreu o restante de metrô. Foi desclassificada, mas não devolveu a medalha
David L. Ryan/The Boston Globe via Getty Images

Ben Johnson

Histórico doping em Seul-1988 mudou o esporte para sempre. O canadense testou positivo após vencer e quebrar recorde mundial nos 100m, mas em dois dias virou vilão pelo uso de esteróides. O ouro ficou com seu rival, Carl Lewis, a quem Johnson acusa de sabotagem.
Steve Powell/Allsport

Caso Harding-Kerrigan

A patinadora Tonya Harding vivia à sombra da companheira de equipe, Nancy Kerrigan, até que um homem tentou quebrar as duas pernas de Kerrigan em 1994. A investigação concluiu que os autores intelectuais do ataque foram o marido e o guarda-costas de Harding, que nega ter participado.
John Tlumacki/The Boston Globe via Getty Images

Marion Jones

Um dos grandes nomes do atletismo dos EUA na virada do século, foi dominante em Sydey-2000 e levou cinco medalhas, mas anos depois confessou ter competido dopada.
Madison Images, Inc./Corbis via Getty Images

Paraolímpiada de 2000

A seleção espanhola de basquete fingiu ter deficiência intelectual para vencer o ouro nos Jogos Paraolímpicos de 2000. O grupo de 12 jogadores tinha atletas profissionais e somente duas pessoas com deficiência.
Divulgação

José Canseco

São vários os casos de uso de substâncias proibidas no beisebol, mas só Canseco assumiu o apelido de "padrinho dos esteróides" e ainda hoje defende a liberação das substâncias de aumento de desempenho.
Ron Vesely/MLB Photos via Getty Images

Antonio Margarito

Em 2009, o boxeador usou substância ilegal para deixar as bandagens duras como pedra e assim causar mais estrago com seus socos. Ele perdeu a referida luta e foi suspenso por um ano, mas nega que sabia da trapaça.
Donald Miralle/Getty Images

Lance Armstrong

O ciclista fazia o papel de herói norte-americano e símbolo de superação após passar por um câncer, mas a mancha acabou sendo maior do que o legado: Armstrong confessou amplo uso de anabolizantes e por isso foi banido pelo resto da vida.
Lars Ronbog/FrontzoneSport via Getty Images
Publicado em 13 de junho de 2021.