Deu ruim...

Pilotos e tecnologia: nem sempre dá certo

Um desencontro com a tecnologia atrapalhou Lewis Hamilton no Azerbaijão, no último dia 6. O inglês apertou o botão errado e desligou o freio. Acabou passando reto em uma curva e ficou fora do pódio.
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Em uma Fórmula 1 cada vez mais tecnológica e com dezenas de botões no volante, um erro como o de Hamilton não é tão incomum. Relembre outros pilotos que já se enrolaram dentro do cockpit.
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Em Mônaco-2006, Rubinho apertou duas vezes o botão de controle de velocidade nos boxes e desligou o sistema. Com isso, ultrapassou o limite de velocidade e foi punido. O erro custou o pódio --ele ficou em quarto.
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Quando substituiu Lewis Hamilton na Mercedes no fim da temporada passada, George Russel também não se entendeu com os botões. Durante a classificação para o GP de Sakhir, ele apertou o botão neutro sem querer. "Foi uma bagunça", disse.
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Outro que teve problema com o volante foi Valtteri Bottas. No GP da Hungria do ano passado, ele saiu em segundo, mas fez uma péssima largada. Por muito pouco não foi punido por largar antes do permitido. Depois da corrida, o finlandês disse que uma luz do volante apagou e atrapalhou tudo na hora.
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Eu reagi a uma luz no meu painel que apagou. Não sei o que era, mas algo mudou no meu painel, eu reagi a isso em vez das luzes de largada, então, fiquei no 'anti-stall' [que impede que o motor apague caso o carro rode], tive de largar de novo. Perdi muitas posições, e isso dificultou a corrida para mim.

Valtteri Bottas
No GP da Emilia-Romagna deste ano, Sergio Pérez largou em segundo, mas cometeu diversos erros e terminou apenas em 11º. Depois da prova, ele afirmou que o volante apresentou problemas que ele não conseguia controlar.
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Nós tivemos um problema com o volante, que estava mudando de posição o tempo todo. Ele estava se mexendo basicamente sozinho e tivemos de trocá-lo. Não há muito a ser dito sobre hoje, eu estraguei tudo.

Sergio Pérez
Vamos fechar com um erro clássico, mas dessa vez cometido pela equipe, não pelo piloto.
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A Ferrari decidiu aposentar a tradicional placa e usar um sistema de luz nas paradas nos boxes do GP de Cingapura, em 2008. Mas a luz verde foi acionada antes da hora. Massa achou que havia sido liberado e acabou levando a mangueira de combustível junto.
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Que prejuízo!

O erro da Ferrari custou caro ao brasileiro, que liderava aquela corrida e terminou fora da zona de pontuação. No fim do ano, ele perdeu o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto.
Gero Breoler/EFE
Publicado em 17 de junho de 2021.