Como a do São Paulo

As camisas de times que foram lançadas, mas nunca foram usadas

Por UOL, em São Paulo (SP)

Na semana passada, o São Paulo e a Adidas divulgaram imagens da nova camisa 3 da equipe para a temporada.
Divulgação
Porém, o modelo não obedeceu trâmites internos obrigatórios do clube para que sua utilização fosse liberada. A diretoria são-paulina da gestão anterior -- do presidente Leco -- autorizou a produção da camisa em troca de e-mails.
Footy Headlines
Apesar da situação inusitada, essa não é a primeira vez que uma camisa de clube/seleção é lançada, mas nunca entra em campo em jogos oficiais. O UOL Esporte listou outros casos. Confira:
GIPHY

Fluminense - 2002

O Tricolor das Laranjeiras foi um dos pioneiros quando o assunto é camisa 3. Em 2002, o clube lançou uma camisa laranja, mas liberada apenas para jogos não-oficiais.
Divulgação

Santos - 2003

Após conquistar o título do Brasileirão em 2002, o Santos aproveitou a boa fase para lançar uma camisa 3 em 2003. Na época, o modelo foi considerado inovador por não ter tantos detalhes em preto, mas nunca foi utilizado em uma partida.
Divulgação

Atlético-MG - 2020

No ano passado, o Galo abriu o concurso "Manto da Massa" no qual a torcida votou em um uniforme desenhado pelos próprios torcedores e a ser usado em ao menos um jogo oficial. Um vencedor foi eleito, mas, por causa do peso do tecido, o modelo não pôde ser usado em partidas oficiais.
Divulgação

Botafogo - 2011

Na disputa do troféu Teresa Herrera, na Espanha, em 1996, o Fogão não tinha uniformes reservas e, para enfrentar a Juventus, teve de usar camisas do Deportivo La Coruña. Em 2011, a Fila (fornecedora de material esportivo do clube na época) homenageou o título com uma camisa com tons de azul. Outro modelo que nunca foi utilizado...
Divulgação

Flamengo - 1995

No centenário do Fla, em 1995, a Umbro preparou uma camisa comemorativa com detalhes azul e ouro com listras rubro-negras. O modelo não foi aprovado pelo Conselho do clube, nunca foi utilizado em campo, mas a fornecedora de material esportivo vendeu algumas peças.
Divulgação

Argentina - 1994

Para a Copa do Mundo de 1994, a Adidas preparou uma camisa para a Argentina usar na competição. Mas a AFA vetou o modelo por causa das linhas pretas entre as listras brancas e celestes.
Divulgação

Brasil - 1995

Em 1995, a Umbro ofereceu um uniforme para a seleção no qual o escudo era centralizado. Ele não foi aprovado e a camisa da Copa de 98 foi a mesma de 94, mas com quatro escudos da CBF em marca d'água e uma estrela a mais no escudo.
Divulgação

Brasil - 2017

A Nike lançou oficialmente uma camisa 3 para a seleção em 2017 que era verde-escuro com distintivo dourado. Porém, a CBF veta em seu estatuto que sejam utilizados uniformes que não obedeçam as cores da bandeira nacional...
Divulgação
... o mesmo vale para a camisa preta, lançada em 2011 -- que só serviu para goleiros.
Divulgação
Publicado em 16 de setembro de 2021.