Alvo de racismo

Bubba foi pioneiro na Nascar e premiado por empoderamento

Por Brunno Carvalho

Bubba Wallace ganhou destaque nas últimas semanas com seu posicionamento em favor das manifestações após a morte de George Floyd, vítima de violência policial nos Estados Unidos.
Jared C. Tilton/Getty Images
Wallace é o único piloto afro-americano na elite da Nascar. Coube a ele a missão de jogar luz sobre os problemas que a principal categoria do automobilismo dos EUA convive com o racismo.
Jonathan Moore/Getty Images

Estamos pensando nos próximos passos, e meu próximo passo seria nos livrarmos das bandeiras confederadas. Ninguém deveria se sentir desconfortável quando vai para uma corrida da Nascar. Livrem-se delas. Não há espaço para elas

Bubba Wallace
Chris Graythen/Getty Images
Graças a ele, a Nascar voltou a se manifestar contra a bandeira confederada, símbolo usado por supremacistas brancos. A categoria baniu a presença do artefato nos arredores de suas corridas.
Darrell Ingham/Getty Images

A presença da bandeira confederada nos eventos da Nascar vai no caminho oposto do nosso comprometimento em fornecer um ambiente acolhedor para todos os fãs e competidores. A exibição da bandeira confederada será proibida em todos os eventos da Nascar e de suas propriedades

Nota oficial da Nascar
David Rosenblum/Icon Sportswire via Getty Images
A polêmica fez com que Wallace fosse vítima de racismo. Uma corda de forca foi encontrada na garagem da equipe do piloto, em alusão à maneira como diversos afro-americanos foram mortos durante o período de segregação racial no país.
Chris Graythen/Getty Images
O caso gerou uma onda de solidariedade. O heptacampeão da Nascar e dono da equipe em que Wallace corre, Richard Petty, de 82 anos, foi a Talladega apoiá-lo. Antes da prova, os demais pilotos escoltaram o carro 43 em um gesto de amparo.
Chris Graythen/Getty Images
Chris Graythen/Getty Images
Bubba Wallace foi a grande aposta do programa "Drive For Diversity", da Nascar, que buscava inserir as minorias em um esporte majoritariamente branco e sulista. A esperança era que ele virasse um exemplo a ser seguido.
Jerry Markland/Getty Images for NASCAR

Se ele vencer uma corrida na elite da Nascar, as divisões menores passarão a ter crianças afro-americanas, porque eles vão querer ser como Bubba.

Humpy Wheeler,
ex-presidente da Charlotte Motor Speedway
Tom Whitmore/Getty Images for NASCAR
E Wallace tem tido certo destaque desde que iniciou sua carreira. Ele foi o primeiro afro-americano a ser eleito "Novato do Ano" da Nascar e o primeiro a vencer uma corrida em uma das divisões desde 1963.
Elsa/Getty Images for NASCAR
Wallace passou a ser um piloto regular da elite da Nascar em 2018. Logo em seu primeiro ano, terminou em segundo nas tradicionais 500 milhas de Daytona, melhor resultado da história de um novato. Na coletiva após a prova, ele não segurou o choro nos braços da mãe.
Daniel Shirey/Getty Images
Daniel Shirey/Getty Images
Os feitos no automobilismo fizeram o piloto de 26 figurar na lista dos 100 pretos mais poderosos de 2018, da revista "Ebony", voltada para o público afrodescendente.
Rick Diamond/ACMA2017/Getty Images for ACM

Os feitos de Bubba

° Primeiro afro-americano eleito Novato do Ano da Nascar

° Primeiro afro-americano a vencer uma corrida em uma das divisões da Nascar desde 1963

° Primeiro afro-americano a disputar uma prova da elite da Nascar desde Bill Lester, em 2006

° Primeiro afro-americano a correr uma temporada completa na elite da Nascar desde Wendell Scott, em 1971.

° Novato com o melhor desempenho nas 500 milhas de Daytona (2º lugar)
Publicado em 23 de junho de 2020.