Além de Jô...

7 vezes que atletas - e até times - irritaram torcida ao usar cor de rival

Por Marcello De Vico

Jô ficou no centro de uma polêmica por causa da cor das chuteiras que usou no empate sem gols contra o Bahia. Torcedores acharam que elas eram verdes, o que remete ao arquirrival Palmeiras. O atacante se defendeu e disse que, na verdade, são azul turquesa. O Corinthians advertiu o jogador e o multou.
Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Aproveitando o embalo, separamos outras sete vezes em que jogadores --e até mesmo clubes-- causaram polêmica ao usar as cores de um arquirrival, seja vestindo a camisa ou mesmo em algum pequeno detalhe.
Giphy
De férias no Equador no fim de 2019, Arboleda apareceu em uma foto nas redes sociais vestindo uma camisa do Palmeiras e causou revolta em são-paulinos. O jogador pediu desculpas após o ocorrido e disse que se tratava do pagamento de uma aposta. Já o São Paulo admitiu o erro do atleta e o puniu com uma multa.
Reprodução
Em 2009, Eduardo Ramos, então meia do Corinthians, causou polêmica ao treinar na pré-temporada usando um elástico verde, cor do rival Palmeiras, no aparelho dentário. Em tom de brincadeira, ele disse que iria trocar o quanto antes por um "no mínimo cinza".
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Em 2006, o meia Marcinho, ex-Cruzeiro e então no Atlético-MG, tirou a torcida do Galo do sério ao dar uma entrevista usando uma camisa da Puma, fornecedora do clube celeste. A organizada "Galoucura" invadiu o treino para cobrar o jogador, acusando-o de desrespeitar o clube.
Atlético/Divulgação

A maioria dos jogadores que passaram pelo Cruzeiro e jogaram no Atlético-MG tiveram essa cobrança, e agora está sendo meu caso. A partir do momento que nossa equipe começar a jogar bem, as coisas vão voltar ao que eram antes.

Marcinho, durante a invasão da torcida
Quando estava emprestado pelo Palmeiras ao Bahia, em 2019, Artur --hoje no Red Bull Bragantino-- vestiu uma camisa do Flamengo e beijou o escudo rubro-negro para, segundo ele, pagar uma aposta. Pouco depois, pediu desculpas ao Palmeiras e ao Bahia.
Reprodução

Era pra ser algo entre amigos, que deveria ficar entre a gente, mas acabou se tornando público. Saí perdendo duas vezes e só me resta desculpar com todo mundo

Artur nas redes sociais
Sempre polêmico, Valdivia, do Palmeiras, vestiu a camisa do Flamengo enquanto dava entrevista depois de um jogo contra o Rubro-Negro em 2012. O meia, que voltava de uma lesão muscular, respondia sobre um suposto interesse do clube carioca. Ainda durante a entrevista, Valdivia tirou a camisa ao ouvir protestos da torcida alviverde.
Leonardo Soares/UOL
No início desse ano, o camaronês Didier Lamkel Zé, do Royal Antwerp, usou uma camiseta do rival Anderlecht ao tentar entrar no estádio para treinar. Ele vinha treinando e jogando pelo time B e tentava forçar sua saída. O episódio revoltou torcedores organizados e até a polícia foi acionada depois de o atacante sofrer ameaças.
Jef Matthee/DeFodi Images via Getty Images
Em março deste ano, a pressão de torcedores do Noroeste fez o clube desistir de usar um uniforme verde e amarelo, criado como protesto contra as restrições do comércio em Bauru para combater a pandemia. A ideia foi criticada porque verde e amarelo são as cores do XV de Jaú, rival do time alvirrubro.
Reprodução/Facebook
E pra fechar, nos demos o direito de desviar um pouco do tema principal da matéria para citar um caso bônus que não tem a ver com cores ou camisa, mas tem tudo a ver com rivalidade. Alguma ideia?
Giphy
Se você pensou na polêmica envolvendo Emerson Sheik, Fluminense e Flamengo, acertou! Em 2011, o atacante acabou dispensado do Tricolor depois de cantar a música do Fla dentro do ônibus do... Flu? Pois é. Nem mesmo o gol do título brasileiro no ano anterior salvou a pele do Sheik...
Buda Mendes/LatinContent via Getty Images
Publicado em 22 de junho de 2021.