Sua Majestade, o Rei

20 motivos que fazem de Pelé o melhor jogador da história do futebol

Fenômeno juvenil

Pelé assinou com o Santos quando tinha apenas 15 anos. O novato marcou quatro vezes em sua estreia profissional contra o Corinthians de Santo André, em 1956.
Divulgação/Santos FC

Um rei adolescente

Com apenas 17 anos, Pelé se sagrou campeão do mundo pela seleção na Suécia, em 1958. É até hoje o vencedor mais jovem da história das Copas.
Luiz Carlos Barreto

Jogador completo

Pelé tinha um preparo físico considerado à frente de seu tempo. Também chutava com as duas pernas e era muito bom na bola aérea. Batia faltas e, de quebra, ainda quebrava um galho como goleiro.
Folha Imagem

Coleção de troféus

Em 22 anos de carreira, entre 1956 e 1977, Pelé conquistou 53 títulos oficiais. Foram cinco mundiais, sendo três com a seleção e dois pelo Santos.
Alessandro Sabattini/Getty Images

O maior das Copas

Pelé é o único tricampeão da Copa do Mundo e teve quatro participações em Mundiais durante a carreira, de 1958 a 1970.
Ricardo Stuckert/CBF

Parceria imbatível

Junto com Garrincha em campo, Pelé jamais foi derrotado em jogos da seleção brasileira. Foram 40 partidas, com 35 vitórias e cinco empates.
Divulgação

Seis vezes campeão brasileiro

Pelé ajudou o Santos a conquistar cinco edições seguidas da Taça Brasil, entre 1961 e 1965. Já em 1968, triunfou no Torneio Roberto Gomes Pedrosa. As conquistas foram reconhecidas pela CBF como títulos brasileiros, em uma decisão de 2010.
REUTERS/Bruno Domingos

Parou duas guerras na África

Durante uma viagem com o Santos pelá África, em 1969, sua presença forçou interrupções em duas guerras: no Biafra, leste da Nigéria, e em um conflito entre República do Congo e República Democrática do Congo.
Divulgação/Santos FC

Mais de 100 gols em três temporadas

Pelé rompeu a marca de 100 gols marcados em três temporadas. A primeira vez foi em 1959: 127 gols em 103 jogos. Depois de novo em 1961, com 111 em 75 jogos. E em 1965 foram 105 em 74 partidas.
Folhapress

O maior artilheiro do futebol

Pelé marcou um total de 1.283 gols em partidas por Santos, New York Cosmos e seleção brasileira. Tudo em 1.363 partidas, com média impressionante de 0,93 por jogo.
Arquivo/Agência O Globo

Quatro gols de cabeça no mesmo jogo

Dondinho, pai de Pelé, ostenta o recorde de gols de cabeça em um mesmo jogo: cinco. Pelé não conseguiu quebrar essa marca, mas chegou perto, com quatro.
Reprodução/Twitter

Festival de hat-tricks

Pelé anotou três ou mais gols na mesma partida em 129 ocasiões durante a carreira.
Antônio Pirozzelli/Folhapress

Oito gols no mesmo jogo

Pelé fez oito gols em uma única partida, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista de 1964. O Santos venceu por 11 a 0.
Xinhua/Anthony Gruppuso/Independent Image/ZUMAPRESS

Rei do Paulistão

Pelé foi artilheiro do Estadual em 11 oportunidades, um recorde absoluto.
Reprodução/FSP

Atuou como goleiro quatro vezes

Pelé passou ao todo 43 minutos na função de goleiro do Santos, em circunstâncias que o levaram a substituir o goleiro titular. Jamais sofreu gols.
Museu do Futebol

Cidadão (e ídolo) do mundo

Pelé jogou em 62 países, nos cinco continentes, em compromissos do Santos e da seleção brasileira.
Folha Imagem

Garoto-propaganda

Pelé foi o primeiro jogador do mundo a virar alvo das grandes marcas esportivas. Antes da Copa de 1970, ele assinou com a Puma e recebeu US$ 25 mil para usar o modelo no Mundial do México (e mais US$ 100 mil por quatro anos de contrato).
Divulgação

Gols perdidos famosos

Pelé tem os dois gols "perdidos" mais famosos do futebol, ambos da Copa de 1970. O "gol que Pelé não fez", do meio-campo contra a Tchecoslováquia, e o drible da vaca no goleiro do Uruguai que terminou em chute para fora.
Keystone/Hulton Archive/Getty Images

Embaixador do soccer

Pelé foi um dos principais responsáveis por plantar a semente do futebol nos EUA, país até então indiferente ao esporte. O Rei atuou por três temporadas no NY Cosmos, com um título, em 1977.
NY Daily News via Getty Images

Eleito o atleta do século

Em 15 de maio de 1981, jornalistas de todo o mundo foram convicados pelo jornal francês L?Equipe para escolher o melhor esportista do século 20. Pelé foi eleito, derrotando nomes como Muhamad Ali, Jesse Owens e Mark Spitz.
AFP/Dibyangshu Sarkar
Publicado em 29 de dezembro de 2022.