Fim de carreira

11 atletas que você pode ter visto pela última vez em ação em 2021

Por Arthur Sandes

O ano de 2021 marcou a aposentadoria de vários atletas que marcaram época em seus respectivos esportes. O UOL Esporte lista os nomes ao lado, a começar pelos craques do futebol.
REUTERS/Albert Gea

Sergio Agüero

A aposentadoria mais surpreendente do ano só aconteceu por questões médicas. O atacante fez apenas cinco jogos pelo Barcelona e teve de pendurar as chuteiras aos 33 anos devido a problemas cardíacos.
Barça TV

Arjen Robben

Dono da jogada mais manjada (e talvez mais precisa) do futebol nos Anos 2010, o holandês anunciou sua aposentadoria após uma temporada de despedida no Groningen, clube que o havia revelado no começo da carreira.
Reprodução/Instagram

Carlos Tevez

Aos 37 anos, o jogador pode ter vivido sua última temporada no futebol. Ele se despediu do Boca Juniors em junho, ficou sem clube e admitiu estar aposentado em setembro, mas não descartou um possível retorno em 2022. Será que Carlitos volta?
Reprodução/Instagram

Luis Fabiano

Mais um atacante histórico do futebol brasileiro que também deixou os gramados. Ele estava sem jogar desde 2017 por causa de seguidas lesões e resolveu encerrar. O ídolo do São Paulo e do Sevilha (ESP) agora é coordenador de futebol da Ponte Preta.
Reprodução/Instagram

Mario Mandzukic

O croata foi mais um centroavante que se aposentou neste ano. Ele chegou a ser alvo de campanhas de torcedores do Palmeiras para defender o clube, mas preferiu pendurar as chuteiras aos 35 anos e 201 gols marcados.
Reprodução/Instagram

Maxi Rodriguez

Após longa trajetória no futebol, o argentino se despediu dos gramados aos 40 anos. Ele jogou no Atlético de Madri com Agüero, no Liverpool com Torres e Suárez e passou os últimos três anos no Newell's Old Boys, clube que o havia revelado.
Reprodução/Instagram

Luis Scola

Saindo do futebol, as quadras de basquete também perderam grandes craques neste ano. A começar pelo histórico ala, que foi carrasco do Brasil por várias vezes, teve uma despedida emocionante da seleção argentina na Tóquio-2020 e decidiu virar dirigente aos 41 anos.
Gregory Shamus/Getty Images

Pau Gasol

O espanhol bicampeão da NBA nos Lakers também se aposentou aos 41 anos. Ele havia sofrido uma lesão séria no tornozelo em 2019, deixou a NBA e ficou dois anos parado antes de voltar ao Barcelona, mas sua "última dança" durou poucos meses.
Xinhua/Pan Yulong

Manny Pacquiao

O histórico boxeador pendurou as luvas aos 42 anos como o único da história a ser campeão em nove categorias diferentes do boxe. Fora dos ringues, ele agora pretende concorrer às eleições presidenciais das Filipinas em maio de 2022.
Reprodução/Instagram

Kimi Raikkonen

Campeão mundial em 2007, o finlandês deixou a Fórmula 1 após 19 temporadas e como piloto que mais disputou GPs na história da categoria: 349 no total. Com o carisma de sempre, quando perguntado o que mais ansiava na aposentadoria, disse que era "ser deixado em paz".
Hamad I Mohammed/REUTERS

Valentino Rossi

O icônico piloto de MotoGP encerrou a carreira após 25 anos dedicados ao esporte a motor. Ele foi campeão mundial nove vezes, disputou sua última volta aos 42 anos e agora considera migrar para o automobilismo.
REUTERS/Jennifer Lorenzini
Publicado em 21 de dezembro de 2021.

Veja Também