Topo

Lula: 'Se tiver cuidado, presidente não se mete na presidência da Câmara'

Lucas Borges Teixeira, Jessica Bernardo e Allan Brito

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2022 12h45Atualizada em 27/07/2022 14h09

Candidato ao Palácio do Planalto pela sexta vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o orçamento secreto e disse que aprendeu que é "prudente o presidente da República não se meter na eleição do presidente da Câmara".

"Se o presidente tiver cuidado, ele não se mete na escolha de presidente da Câmara e Senado", afirmou Lula em entrevista aos colunistas do UOL Kennedy Alencar, Carla Araújo e Alberto Bombig.

O ex-presidente disse que vai trabalhar para eleger uma bancada de partidos que estão o apoiando, uma "bancada da democracia", mas afirmou que a escolha do líder das Casas Legislativas é papel dos deputados e senadores.

"Não é o presidente da Câmara que precisa do presidente da República, é o presidente da República que precisa do presidente da Câmara", explicou, dizendo que, se o mandatário defende um nome que perde a disputa, ele será prejudicado na tramitação de seus projetos no Congresso. "Se ele perde, ele [o presidente] tá lascado."

Lula também criticou o orçamento secreto, chamando de "excrescência da política brasileira" e dizendo que quem quer "fazer coisa séria" não pode agir secretamente. Também foi um ataque à forma como Bolsonaro lida com o tema. "Isso só acontece agora porque o presidente não tem força sobre o Congresso. É uma marionete."

Para o petista, hoje o relator do orçamento secreto concentra muito poder. "O relator tem mais poder que ministro e presidente", afirmou. Ele também relembrou o papel do centrão durante os governos petistas.

"Não considero o centrão um partido. Ele foi criado para evitar o avanço da sociedade civil nas conquistas sociais na nossa Constituição."

E disse que vai fazer acordos políticos para governar. "Eu quero conversar com políticos. Quero colocar nas costas deles o Brasil que a gente tem que construir. Ou eles querem ajudar a governar para o povo ou vão dizer que querem governar para eles. Vou responsabilizá-los."

Veja abaixo a entrevista completa de Lula ao UOL: