Topo

Tales, sobre XP/Ipespe: Voto útil pode dar vitória a Lula no 1º turno

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2022 13h59

O colunista do UOL Tales Faria analisou hoje a pesquisa XP/Ipespe que apontou as intenções de voto na corrida presidencial para as eleições de outubro. A pesquisa apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44%, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 35%.

Ele destacou que o chamado voto útil pode acabar ajudando o petista a se eleger sem a necessidade de realização de um 2º turno. Esses votos viriam possivelmente de eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

"O Ciro Gomes está com 9% e a expectativa de muitos analistas é de que uma parte do eleitorado do Ciro pode decidir pelo voto útil na reta final, assim como também parte do eleitorado da Simone Tebet. Ela tem 4% e o Ciro tem 9%, se o Lula ganhar dois pontos percentuais de voto útil ele ultrapassa a soma dos candidatos no 1º turno e será eleito, então a pesquisa deixa margem para a vitória do Lula no 1º turno".

Ainda durante participação no UOL News, Tales Faria falou sobre uma possível reação do presidente Bolsonaro em caso de derrota para o petista no 1º turno.

"A dúvida que tenho é se isso é melhor ou pior em relação às ameaças que Bolsonaro vem fazendo, porque vai ficar no limite da margem de erro e Bolsonaro vai dizer que roubaram e perdeu por pouco, é provável que diga isso. Mas também vai dizer isso se for derrotado no 2º turno por 10 pontos percentuais de diferença, então com o resultado no 1º turno acaba logo com essa pressão e o país volta a girar. O problema é que o país tem que girar e essa gastança que está acontecendo na campanha é perigosíssima. Adiantamento do pagamento do auxílio emergencial e bônus para caminhoneiros para ver se consegue ganhar mais votos na eleição. Quanto antes acabar esse sofrimento, melhor", finalizou.

Essa foi a primeira pesquisa presidencial encomendada pela XP Investimentos realizada pelo Ipespe. A última pesquisa havia sido divulgada há 52 dias e na pesquisa atual a margem de erro caiu de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, para 2,2 pontos. O número de entrevistados também subiu de mil para 2 mil.

Além de Lula (44%), Bolsonaro (35%), Ciro (9%) e Tebet (4%), também foram citados pelos entrevistados o deputado federal André Janones (Avante), com 2%; o empresário Pablo Marçal (Pros); e o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), ambos com 1%.

A sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) foram citados, mas não chegaram a 1%.

Veja mais análises de Tales Faria e notícias do dia no UOL News: