Topo

Eduardo e Carlos não foram à convenção que oficializou Bolsonaro candidato

Eduardo e Carlos Bolsonaro não compareceram à convenção que oficializou candidatura do pai - Divulgação/Câmara dos Deputados e Reprodução/Instagram
Eduardo e Carlos Bolsonaro não compareceram à convenção que oficializou candidatura do pai Imagem: Divulgação/Câmara dos Deputados e Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/07/2022 15h40Atualizada em 24/07/2022 15h40

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não contou com a presença dos filhos Eduardo (PL) e Carlos (Republicanos) —deputado federal e vereador do Rio de Janeiro, respectivamente— durante a convenção que oficializou, hoje, sua candidatura à reeleição este ano.

Nas redes sociais, Eduardo compartilhou um link para acompanhar a transmissão ao vivo do evento protagonizado pelo pai. Ontem, o deputado disse que estava nos Estados Unidos para discutir "o cenário político do Brasil e os perigos de se flertar com o socialismo".

Já Carlos dedicou o dia nas redes sociais para publicar postagens contra a imprensa.

Ao contrário dos dois irmãos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi ao evento e chegou a compartilhar uma foto ao lado do pai antes do início da convenção.

A reportagem do UOL tenta contato com Eduardo e Carlos Bolsonaro sobre as ausências. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Confira as publicações dos irmãos nas redes sociais:

Conflito entre irmãos Bolsonaro

No início do mês, Eduardo disse que a família não tem grupo no WhatsApp e afirmou que é "dificílimo" conseguir falar com seu irmão mais velho, o senador Flávio Bolsonaro.

Durante participação no podcast "+1", da Jovem Pan, o parlamentar foi questionado sobre uma declaração de seu irmão Jair Renan, de que ele teria sido expulso do grupo de WhatsApp da família, mas Eduardo negou e ressaltou que eles não mantêm uma sala virtual no aplicativo de mensagens instantâneas.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostra que também há fortes divergências em relação à campanha de Bolsonaro à reeleição. Enquanto Flávio apoia o profissional indicado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, Carlos resiste em admitir um marqueteiro.

"Vou continuar fazendo o meu aqui e dane-se esse papo de profissionais do marketing?. Meu Deus!", disse Carlos em uma rede social, com emojis de risada, em junho último.

Queiroz também falta convenção

Ex-assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro e pivô do escândalo da rachadinha, Fabrício Queiroz convocou uma mobilização de apoiadores para o lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Contudo, o próprio Queiroz não apareceu no ponto de encontro no horário combinado.

Candidato a deputado estadual pelo PTB, Queiroz fez uma convocação em seu perfil no Instagram para que ele e seus apoiadores de encontrassem às 10h na Estátua do Bellini, uma das entradas do Estádio do Maracanã.

No horário combinado, o UOL constatou que não havia ninguém lá. Apesar da promessa da presença do ex-assessor, tudo que se viu nos arredores foram quatro comerciantes dispersos, alguns turistas europeus conhecendo o bairro junto a guias e um trio de bateria carnavalesca bolsonarista chamada Banda Popular Patriota.

A reportagem retornou ao local às 10h20 e não havia sinal de mobilização em torno de Queiroz. Dentro do Maracanãzinho, onde a convenção do PL ocorre, o ex-assessor também não foi visto.