Topo

Ameaça de Bolsonaro às urnas pode gerar sanções ao país, diz ex-embaixador

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/07/2022 15h07Atualizada em 19/07/2022 15h07

O ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington Rubens Barbosa falou hoje, durante participação no UOL News, sobre o impacto que a reunião realizada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores estrangeiros poderá ter na política internacional brasileira. Para Barbosa, uma ameaça à realização das eleições e o descrédito ao sistema eleitoral brasileiro podem trazer sanções ao país.

"Qualquer medida política que ameace a democracia, as eleições ou as instituições no Brasil vai ter muita repercussão no exterior. Eu não excluo a possibilidade de o Brasil ser sancionado, de alguma maneira, pelos Estados Unidos ou pela Europa. Esse é um problema que acho que vai acontecer", disse.

O ex-embaixador, porém, disse não acreditar em uma possibilidade de golpe. Ele ainda projetou Bolsonaro traçando um roteiro parecido com o de Donald Trump, quando o ex-presidente dos Estados Unidos contestou o resultado da eleição que elegeu Joe Biden.

"Acho que a sociedade brasileira vai reagir e não vai permitir que nada fuja do normal. Pode haver manifestações isoladas e distúrbios, mas golpe e adiamento das eleições não acredito que possam acontecer. O que aconteceu ontem foi mais um passo no roteiro que o presidente traçou a exemplo do que Trump fez nos Estados Unidos para contestar o resultado das eleições"

Percepção externa já é muito negativa

Barbosa ainda alertou para o fato de o Brasil atualmente já possuir uma percepção negativa no cenário internacional por conta das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro. Uma ameaça à democracia apenas pioraria um cenário que já não é considerado positivo.

"Por causa da política ambiental a percepção externa sobre o Brasil já é muito negativa desde o começo do governo, então esse foi mais um tijolinho que foi colocado. Isso não muda em nada e acho que nem deteriora, mas mostra que a credibilidade do Brasil no exterior está muito afetada", finalizou.

Veja e entrevista completa e notícias do dia no UOL News: