Topo

Janones ataca Lula, mas indica que o apoiará contra Bolsonaro no 2º turno

Pré-candidato do Avante à Presidência, André Janones, sinalizou que vai apoiar o ex-presidente Lula (PT) contra Bolsonaro (PL) num eventual 2º turno das eleições - PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Pré-candidato do Avante à Presidência, André Janones, sinalizou que vai apoiar o ex-presidente Lula (PT) contra Bolsonaro (PL) num eventual 2º turno das eleições Imagem: PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Do UOL, em São Paulo

12/07/2022 08h25Atualizada em 12/07/2022 13h03

Pré-candidato do Avante à Presidência, André Janones sinalizou que vai apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) num eventual segundo turno das eleições, mas não poupou críticas ao petista. Janones conversou ontem com a apresentadora Renata Lo Prete, a entrevista foi publicada pelo g1.

Questionado sobre qual lado escolherá num eventual segundo turno sem a sua candidatura, Janones afirmou que estará "do lado oposto ao do atual presidente [Jair] Bolsonaro".

Eu vou estar ao lado da democracia. Eu vou estar ao lado da defesa das nossas instituições. Eu vou estar ao lado da possibilidade de que eu discorde de alguém e de que alguém discorde de mim, sem que isso implique um risco à minha vida. Logo, eu estarei do lado oposto ao do atual presidente Bolsonaro.
André Janones, pré-candidato do Avante à Presidência

"Não vou me isentar. Não vou ficar em casa como um covarde assistindo a tudo de braços cruzados."

Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada ontem, aponta estabilidade do ex-presidente Lula à frente na corrida presidencial, com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo lugar, com 32%.

Em terceiro lugar, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9% das menções. Depois, aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%, e o deputado federal André Janones (Avante), com 3%.

Na mesma entrevista, Janones criticou o ex-presidente Lula. Segundo ele, o petista "sempre fez uma apologia à ignorância" se referindo ao fato de que Lula não cursou o ensino superior.

"Eu acho que essa é a grande herança ruim que a ascensão de Lula ao poder deixou para o povo brasileiro, que fica parecendo que 'Ah, mas ele não precisou nem de uma universidade', como se isso teria dificultado a vida dele como presidente da República", afirmou Janones.

"Independente de você achar que ele foi bom ou ruim, ele teria sido ainda melhor, e não pior por ter tido acesso ao ensino. Então, eu tenho absoluta convicção que eu sempre tenho dito nas minhas falas que a gente precisa dar o peixe e ensinar a pescar."

Janones diz ser a prova do investimento público em educação. "Alguém com a realidade que era absolutamente impensável que hoje eu estivesse disputando o cargo de presidente da República, tivesse na Câmara dos Deputados representando o povo brasileiro".