PUBLICIDADE
Topo

Sem Datena, evangélicos querem lançar Feliciano ao Senado por SP

Marco Feliciano - Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Marco Feliciano Imagem: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Isabella Cavalcante

Do UOL, em São Paulo

01/07/2022 15h13

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Evangélica Sóstenes Cavalcante (PL) disse que o partido deseja endossar a candidatura do também deputado e pastor Marco Feliciano para a vaga do Senado por São Paulo. Até ontem, a sigla apoiava o jornalista José Luiz Datena (PSC) para o cargo, mas ele desistiu do pleito.

Em contato com o UOL, Sóstenes afirmou que a base evangélica do PL "não abre mão" da candidatura de Feliciano para senador.

A desistência de Datena abriu espaço para outros nomes serem cotados pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. Carla Zambelli foi lembrada pela sigla e é cogitada nos bastidores para a vaga do Senado por São Paulo.

Na manhã de ontem, Bolsonaro havia declarado apoio a Datena. Os dois almoçaram juntos no último dia 21 de junho, fora da agenda oficial do governo, como parte de um gesto do Chefe do Executivo federal para convencer o comunicador a entrar na disputa como parte da chapa do do ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos), o candidato bolsonarista ao governo paulista.

Horas depois, o jornalista anunciou ao vivo sua desistência. Apesar de ter agradecido a Bolsonaro, Datena já criticou o presidente anteriormente. No ano passado, ao negar que seria vice de algum dos pré-candidatos ao Planalto, disse não ter identificação com o presidente.

Datena já desistiu outras 3 vezes de eleições

Nas três últimas eleições, Datena se predispôs a concorrer a cargos de senador, prefeito e vice-prefeito, mas acabou desistindo das candidaturas.

Em julho do ano passado, se filiou ao PSL. À época foi especulado que ele fosse se candidatar à Presidência, o que Datena negou posteriormente. Em novembro, migrou para o PSD, com a intenção de se tornar senador. Mas, em abril deste ano, se filiou ao PSC e "colocou seu nome à disposição" do partido.

Relembre as pré-candidaturas de Datena