Topo

Aécio diz que ala do PSDB se curvou a Garcia: Conta vai chegar lá na frente

Aécio Neves (PSDB-MG) -  Marcos Oliveira/Agência Senado
Aécio Neves (PSDB-MG) Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

27/06/2022 20h49Atualizada em 27/06/2022 20h59

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) lamentou "profundamente" hoje que o partido não tenha candidatura própria na disputa à presidência da República para o pleito deste ano. O parlamentar declarou que uma parcela da sigla "se curvou" à candidatura do tucano Rodrigo Garcia para o governo de São Paulo e a "conta" dessa escolha "vai chegar lá na frente".

As declarações do parlamentar ocorreram no 10º Fórum Jurídico de Lisboa, em entrevista à TV Migalhas.

"Eu lutei muito internamente para que o PSDB apresentasse ao Brasil um projeto de país, nós temos um projeto, mas houve por parte da direção do partido a intenção de privilegiar a candidatura do governador de São Paulo Rodrigo Garcia, vice-governador à época. Então, infelizmente, o PSDB está fora dessa disputa. Isso é mal para o PSDB, mas é muito ruim para o Brasil."

O tucano João Doria anunciou a desistência de concorrer à presidência no fim de maio após a pressão de seu partido para que desistisse de sua campanha. O partido agora se encaminha para apoiar o nome de Simone Tebet (MDB) na "terceira via", grupo que se define como de oposição às candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Aécio declarou que apoiou o nome do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) para concorrer na eleição presidencial deste ano pelo partido. Ele ainda classificou Lula e Bolsonaro como "dois extremos". Em novembro, Doria ganhou as prévias com 53,99% dos votos, contra 44,66% alcançados por Leite. O ex-senador Arthur Virgílio marcou 1,35%.

Eu defendi o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nome novo, com uma obra muito bem realizada e vitoriosa no RS, teria o que apresentar e capaz de inovar no discurso, de dar uma oxigenada na política com uma agenda nova, transformadora, moderna. Nós tivemos tudo isso nas nossas mãos, mas infelizmente uma parcela do partido se curvou ao peso e força do governo de São Paulo e fizeram muito mal ao Brasil, mas essa conta vai chegar lá na frente. Deputado federal Aécio Neves (PSDB)

Pesquisa eleitoral

Pesquisa do Instituto Ideia, contratada e publicada pela revista Exame no dia 9 de junho, aponta o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na liderança da disputa pelo governo de SP, com 27% das intenções de voto no cenário principal da pesquisa estimulada — quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos pré-candidatos.

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 17%; o ex-governador Márcio França (PSB), 14%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), 11%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Tarcísio, França e Garcia estão tecnicamente empatados.