Topo

Metrópoles/Ideia: Flávia Arruda, Reguffe e Damares empatam para o Senado-DF

Flávia Arruda (PL), Reguffe (União Brasil) e Damares Alves (Republicanos) lideram pesquisas para o Senado no DF - Agência Senado e Agência Brasil/Montagem UOL
Flávia Arruda (PL), Reguffe (União Brasil) e Damares Alves (Republicanos) lideram pesquisas para o Senado no DF Imagem: Agência Senado e Agência Brasil/Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 12h23Atualizada em 23/06/2022 12h32

Pesquisa do Instituto Ideia, contratada pelo site Metrópoles e divulgada hoje, aponta que três pré-candidatos à disputa pela única vaga do Senado pelo Distrito Federal estão tecnicamente empatados na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes.

A deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo Flávia Arruda (PL) aparece com 19% das intenções de voto; o senador José Antônio Reguffe (União Brasil) tem 16,4%, e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), 14%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos, há empate técnico entre Arruda, Reguffe e Damares.

Paula Belmonte (Cidadania) obteve 3,8%; Rosilene Corrêa (PT), 2,6%; Paulo Roque (Novo), 2,3%; Ana Prestes (PCdoB), 1%; Elcimara (PSTU), 0,2%, e Fernando Marques (PP), 0,1%, Esses seis pré-candidatos empatam, dentro margem de erro.

A pesquisa não é comparável com a anterior, divulgada em 18 de maio, porque há diferença na lista de pré-candidatos — a deputada Erika Kokay (PT) constava na anterior, e agora foi substituída por Rosilene Corrêa.

A pesquisa foi feita com 1.200 entrevistas por telefone no Distrito Federal entre os dias 16 e 21 de junho e custou R$ 23.820,00. O nível de confiança é de 95%, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é DF-04171/2022.

Cenário estimulado

  • Flávia Arruda (PL): 19%
  • Reguffe (União Brasil): 16,4%
  • Damares Alves (Republicanos): 14%
  • Paula Belmonte (Cidadania): 3,8%
  • Rosilene Corrêa (PT): 2,6%
  • Paulo Roque (Novo): 2,3%
  • Ana Prestes (PCdoB): 1%
  • Elcimara (PSTU): 0,2%
  • Fernando Marques (PP): 0,1%
  • Não sabe: 30,9%
  • Branco/Nulo: 9,3%

No levantamento espontâneo, quando os entrevistados podem apontar qualquer nome de sua preferência, Flávia Arruda tem 7% das intenções de voto, e Reguffe, 5%. Damares aparece com 2,8%, Paula Belmonte tem 2,1%, e Rosilene Corrêa, 1,3%. Os demais pontuaram com menos de 1%.

O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes. Segundo o próprio Ideia, os métodos utilizados para os levantamentos variam. O Ideia se diz "agnóstico em termos de metodologia" e faz levantamentos eleitorais usando qualquer método.

Disputa para governo

No cenário para o governo do Distrito Federal, outra pesquisa do Instituto Ideia contratada pelo Metrópoles divulgada ontem mostra que o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), está à frente na disputa. Na estimulada, Ibaneis obteve 34,5% das intenções de voto, enquanto o senador José Antônio Reguffe (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 14,8%.

Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o terceiro lugar tem um empate técnico entre Leila do Vòlei (PDT), com 7%; Rafael Parente (PSB), com 5,8%; e Izalci Lucas (PSDB), com 4,5%.