Topo

Fachin reitera convite a militares para reunião de transparência eleitoral

26.mai.2022 - O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, durante sessão plenária do tribunal -  Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
26.mai.2022 - O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, durante sessão plenária do tribunal Imagem: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Do UOL, em Brasília

19/06/2022 16h04

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, reiterou o convite às Forças Armadas para uma reunião virtual da comissão de transparência eleitoral, composta por representantes de várias instituições, a partir das 15h amanhã.

O ofício foi uma resposta ao ministro Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, ministro da Defesa, que havia pedido um encontro entre as equipes técnicas das Forças Armadas para discutir as propostas dos militares sobre o sistema eleitoral. O general afirmou, no último dia 10, que as Forças Armadas "não se sentem prestigiadas" por suas sugestões.

O ministro da Defesa vinha pedindo uma reunião técnica para discutir um conjunto de sete propostas que os militares elaboraram sobre o processo eleitoral. Fachin não comentou o pedido de uma reunião específica, mas se disse "certo de contar com a presença" do general Heber Garcia Portela, que representa os militares na comissão, no encontro virtual de amanhã.

Sobre as sugestões dos militares, Fachin afirmou que foi acolhida "a grande maioria" das sugestões feitas à comissão de transparência, e que outras propostas poderão se implementadas no futuro.

"Embora algumas sugestões não tenham sido acolhidas para esse ciclo eleitoral, serão consideradas para uma nova análise objetivando os próximos pleitos", escreveu o ministro.

O mês tem sido marcado por uma troca de discursos hostis entre ministros do TSE e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que começou ainda em maio. Após Bolsonaro colocar novamente as urnas eletrônicas sob suspeição e falar que a apuração dos votos ocorria em uma "sala secreta", Fachin disse que "quem trata de eleições são forças desarmadas".