Topo

Quem são os pré-candidatos do Rio Grande do Sul a governador em 2022

Onyx Lorenzoni, Luis Carlos Heinze, Eduardo Leite, Beto Albuquerque, Vieira da Cunha e Gabriel Souza, pré-candidatos ao governo do RS - Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil; Waldemir Barreto/Agência Senado; Tiago Coelho/ UOL; Sergio Lima/ Folhapress; Divulgação/ MPRS; Reprodução/ Arquivo Pessoal
Onyx Lorenzoni, Luis Carlos Heinze, Eduardo Leite, Beto Albuquerque, Vieira da Cunha e Gabriel Souza, pré-candidatos ao governo do RS Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil; Waldemir Barreto/Agência Senado; Tiago Coelho/ UOL; Sergio Lima/ Folhapress; Divulgação/ MPRS; Reprodução/ Arquivo Pessoal

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

16/06/2022 04h00

Faltando poucos meses do primeiro turno das Eleições 2022, os partidos já começaram a definir os nomes dos pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. As legendas podem mudar as indicações até 5 de agosto, quando o prazo para as convenções partidárias termina.

O Rio Grande do Sul é um dos poucos estados brasileiros que têm a característica de não reeleger governantes desde que foi instituída essa possibilidade, em 1998.

O primeiro turno das eleições está marcado para ocorrer em 2 de outubro, já o segundo turno será no dia 30 do mesmo mês.

Conheça os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul (em ordem alfabética):

Beto Albuquerque (PSB)

Beto Albuquerque - Sergio Lima/Folhapress - Sergio Lima/Folhapress
Beto Albuquerque, pré-candidato ao Governo do RS pelo PSB
Imagem: Sergio Lima/Folhapress

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) confirmou a pré-candidatura do ex-deputado federal Beto Albuquerque ao governo do Rio Grande do Sul. Sem cargo desde 2015, o ex-deputado concorreu a uma vaga no Senado em 2018 e, apesar de não se eleger, fez votação expressiva com 1.713.792 votos.

Eleito duas vezes deputado estadual e quatro vezes deputado federal, além de secretário de Estado por duas vezes, Beto Albuquerque avalia que o novo desafio é o maior de sua carreira. Segundo ele, a principal bandeira da campanha para as próximas eleições ao Palácio Piratini será a da educação.

Beto é vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, presidente do diretório do partido no Rio Grande do Sul e secretário-geral da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL). Foi deputado federal pelo PSB do Rio Grande do Sul por quatro mandatos consecutivos.

Edegar Pretto (PT)

Edegar Pretto - UOL - UOL
O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PT, Edegar Pretto, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O deputado estadual Edegar Pretto é o nome escolhido pelo PT (Partido dos Trabalhadores) para ser pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Ele foi escolhido durante Conferência Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Ele negou recuar de sua campanha em prol de uma aliança com o PSB, que tem Beto Albuquerque como pré-candidato e está em negociações para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa nacional.

É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso Genro (PT). Em 2017, foi presidente da Assembleia Legislativa.

Eduardo Leite (PSDB)

Eduardo Leite - GABRIEL HAESBAERT/ESTADÃO CONTEÚDO - GABRIEL HAESBAERT/ESTADÃO CONTEÚDO
Eduardo Leite, pré-candidato tucano ao governo do RS
Imagem: GABRIEL HAESBAERT/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-governador Eduardo Leite anunciou neste mês a sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) após ter desistido de disputar a Presidência da República. Anteriormente, o ex-governador havia dito ser contra a reeleição, mas mudou de postura.

No fim de março deste ano, Leite renunciou ao cargo para tentar ser candidato à Presidência pela aliança do PSDB com Cidadania e MDB, na conhecida "terceira via". Mas, sem amparo do partido para realizar a movimentação, voltou atrás e será novamente candidato ao Palácio Piratini.

Eduardo Leite é um bacharel em direito e político brasileiro. Foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Anteriormente, foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017, cidade onde também foi vereador.

Gabriel Souza (MDB)

Gabriel Souza - reprodução/arquivo pessoal - reprodução/arquivo pessoal
Deputado estadual Gabriel Souza (MDB) é pré-candidato ao governo do RS
Imagem: reprodução/arquivo pessoal

O deputado estadual Gabriel Souza (MDB-RS) afirmou que sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul está mantida pelo partido mesmo após o PSDB anunciar aliança com Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República em troca de apoio dos emedebistas a Eduardo Leite, que deseja disputar o governo gaúcho pela legenda tucana, mas ainda não teve pré-candidatura confirmada.

"Bom dia. Aqui em Tramandaí chove e faz 16 graus. O tempo tem mudado bastante, o que não mudou é a minha situação: sou pré-candidato a governador pelo MDB-RS. Estamos trabalhando num plano para o RS entrar em um novo ciclo, o do desenvolvimento econômico, social e tecnológico", disse o pré-candidato no Twitter.

Gabriel Souza é deputado estadual em segundo mandato. Foi líder do governo de José Ivo Sartori (MDB) na Assembleia Legislativa e presidente do parlamento estadual durante a gestão Leite. No período, foi considerado um dos responsáveis pela sustentação da base aliada em votações importantes para o Executivo, como as privatizações.

Luis Carlos Heinze (PP)

Luis Carlos Heinze - Waldemir Barreto/Agência Senado - Waldemir Barreto/Agência Senado
3O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), durante depoimento de Carlos Wizard à CPI da Covid
Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze lançou, em julho de 2021, a sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele foi o primeiro nome a oficializar a intenção de concorrer ao Palácio Piratini.

Heinze chegou a se lançar a governador em 2018, mas acabou retirando a candidatura na última hora, para concorrer a senador.

Ele tem formação como engenheiro agrônomo e atuação como produtor rural. Atual Senador Federal pelo Rio Grande do Sul, ele já foi prefeito de São Borja (RS), de 1993 a 1996, e Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, de 1999 a 2019.

Onyx Lorenzoni (PL)

Onyx Lorenzoni - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Onyx Lorenzoni em evento no Planalto
Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em março deste ano, o ex- ministro do Trabalho e da Previdência, Onix Lorenzoni, filiou-se ao PL (Partido Liberal) para assumir a pré-candidatura ao governo do estado do Rio Grande do Sul.

Em suas redes sociais, Lorenzoni afirmou estar "fechado com Bolsonaro". O presidente também se filiou ao PL no final de 2021 e será candidato à Presidência pelo partido. A Pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record e divulgada em maio, mostra o ex-ministro liderando a corrida eleitoral com 23% das intenções de voto.

Onyx Lorenzoni foi deputado estadual e é deputado federal. Ocupou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência, além da Secretaria-Geral da Presidência, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Pedro Ruas (Psol)

Pedro Ruas - Reprodução/ Youtube - Reprodução/ Youtube
Pedro Ruas, pré-candidato ao governo do RS pelo Psol
Imagem: Reprodução/ Youtube

O Psol lançou, em maio deste ano, a pré-candidatura do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas ao Palácio Piratini. O partido busca o apoio de partidos como o Unidade Popular e PCB. Essa será a segunda vez que Pedro Ruas concorrerá ao Piratini, a primeira foi em 2010.

Formado em Direito, foi o primeiro integrante do partido a ser eleito para a Assembleia Legislativa. Ele tem 66 anos, sendo militante desde jovem.

Iniciou militância ainda no antigo MDB. Quando Leonel Brizola voltou do exílio em 1979, construiu o PTB, e posteriormente o PDT junto com Brizola.

Rejane De Oliveira (PSTU)

Rejane de Oliveira - Divulgação/ PSTU-RS - Divulgação/ PSTU-RS
Rejane de Oliveira, pré-candidata ao governo do RS pelo PSTU
Imagem: Divulgação/ PSTU-RS

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) decidiu lançar a educadora Rejane de Oliveira como pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul. Ela é a única mulher postulante ao cargo no Palácio Piratini nesta eleição.

Conhecida líder sindical, ela se coloca na disputa como uma alternativa à "polarização entre políticos tradicionais e com ausência de candidato que defenda os verdadeiros interesses dos trabalhadores".

Rejane é professora aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Foi presidente do CPERS-Sindicato, um dos maiores sindicatos do país, por duas gestões. A pré-candidata é membro da Executiva Estadual e Nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

Ricardo Jobim (Novo)

Ricardo Jobim - Divulgação/ Partido Novo - Divulgação/ Partido Novo
Ricardo Jobim, pré-candidato ao governo do RS pelo Novo
Imagem: Divulgação/ Partido Novo

O Novo lançou em abril deste ano o advogado e empresário Ricardo Jobim como pré-candidato do partido a governador do Rio Grande do Sul. Ele foi escolhido para ser o pré-candidato do partido no Rio Grande do Sul por meio de processo seletivo.

É advogado e empresário no ramo da comunicação, além de professor universitário nas áreas de negociação, direito médico e sucessório. Foi conselheiro da OAB/RS e presidente da OAB Santa Maria, além de diretor da CACISM (Câmara de Indústria e Comércio de Santa Maria).

Há quatro anos, auxiliou, como voluntário, a candidatura do deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), que foi eleito com 16.224 votos.

Roberto Argenta (PSC)

Roberto Argenta - Reprodução/ Youtube - Reprodução/ Youtube
Roberto Argenta, pré-candidato ao governo do RS pelo PSC
Imagem: Reprodução/ Youtube

Depois de uma breve passagem pelo MDB, o empresário Roberto Argenta lançou a sua pré-candidatura ao governo do Estado pelo PSC (Partido Social Cristão).

Ele é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Roberto Argenta foi vereador, prefeito de Igrejinha e Deputado federal pelo Rio Grande do Sul. É proprietário da Calçados Beira-Rio e do complexo Termas Romanas, em Restinga Seca.

Vieira Da Cunha (PDT)

Vieira da Cunha - Divulgação/MPRS - Divulgação/MPRS
O procurador de Justiça Vieira da Cunha, pré-candidato pelo PDT ao governo do Rio Grande do Sul
Imagem: Divulgação/MPRS

Afastado da atividade política há seis anos, quando se dedicou ao Ministério Público do Estado, Vieira da Cunha lançou sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista).

O pedetista prometeu implantar a escola integral, com mais de oito horas de aulas, e afirmou que pretende sair do regime de recuperação fiscal, durante sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo.

Carlos Eduardo Vieira da Cunha é procurador de Justiça do Rio Grande do Sul é vice-presidente da Internacional Socialista para a América Latina e Caribe.