Topo

PT e partidos aliados pedem debates em modelo pool

PT e partidos aliados pedem debates eleitores em modelo pool - Reprodução/Youtube Lula
PT e partidos aliados pedem debates eleitores em modelo pool Imagem: Reprodução/Youtube Lula

Do UOL, em São Paulo

15/06/2022 18h58

Em carta aos presidentes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), PT e partidos aliados sugeriram que os debates eleitorais deste ano sejam organizados em pool.

O modelo atual, com pelo menos dez debates propostos, seria "incompatível com atos de campanha" dentro do período de de 45 dias determinado pela legislação, segundo as legendas. Assinam o texto, além do PT, PCdoB, PSB, PSOL, PV, Rede e Solidariedade.

O pool é um modelo similar ao americano, reunindo diversos veículos de comunicação no mesmo debate.

"Dentro do exíguo período de 45 dias de campanha eleitoral, determinado pela legislação em vigor, tal programação de debates, concentrados na capital de São Paulo, é incompatível com a agenda política e a realização de atos públicos de campanha, que exigem deslocamentos pelas 27 unidades da federação", escrevem na carta.

No texto, as legendas afirmam que "reconhecem a relevância dos debates e que eles contribuem para informar eleitores", mas que "não é menos importante o contato direto com eleitores".

Como antecipou em maio o colunista do UOL Kennedy Alencar, o PT já pretendia sugerir esse modelo no mês passado, dado que Lula havia recebido 11 convites para debates. Na carta, a aliança pede por até três debates nacionais.

Leia abaixo a carta na íntegra.

Aos Srs. Flávio Lara Resende, Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Marcelo Antônio Rech, Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ),

Os Partidos Políticos que assinam esta carta reconhecem a relevância dos debates entre candidatos às eleições em todos os níveis. No Brasil, como em outros países, debates contribuem para informar os eleitores e enriquecer o processo eleitoral.

Não é menos importante o contato direto dos candidatos com os eleitores, insubstituível para o diálogo em torno das questões que afetam diretamente a população, especialmente num país vasto e regionalmente diverso como o nosso.

Para as eleições presidenciais deste ano, pelo menos dez debates entre candidatos estão sendo propostos por veículos de mídia, entidades de classe e religiosas, sempre com previsão de transmissão ao vivo por emissoras de rádio e TV e portais de veículos de imprensa.

Dentro do exíguo período de 45 dias de campanha eleitoral, determinado pela legislação em vigor, tal programação de debates, concentrados na capital de São Paulo, é incompatível com a agenda política e a realização de atos públicos de campanha, que exigem deslocamentos pelas 27 unidades da federação.

Diante dessa realidade, sugerimos aos jornais e emissoras de rádio e TV, por meio de suas representações nacionais, que se organizem em pool para a realização de um número razoável de debates, como acontece em outros países de tradição democrática. No caso do Brasil, acreditamos que a organização de até três debates nacionais permitiria a contribuição das emissoras para o processo eleitoral, preservando a mobilidade dos candidatos para o diálogo democrático e direto com a população e seus aliados regionais.

Contando com sua compreensão e compromisso com o processo democrático em nosso país, nos colocamos à disposição para avançar nesta proposta.