Topo

'Vou levar pancada o tempo todo', diz Bolsonaro sobre ida a debates

Do UOL, em São Paulo

13/06/2022 10h59Atualizada em 13/06/2022 11h50

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse hoje que avalia se irá ou não aos debates do primeiro turno das eleições, que serão realizadas em outubro.

"O debate com Lula... eu debato com ele, hoje, agora mesmo. Não tem problema nenhum. O que acontece num clima desses? Os outros candidatos vão nos debates, todos para baterem em mim. Todos estão contra mim. Então, vou levar pancada o tempo todo e não vou poder me defender", afirmou Bolsonaro, durante entrevista à rádio CBN Recife.

"O que é lamentável em um debate é que se baixa o nível. Mas, se for o caso, comparecerei aos debates no primeiro turno, sim. Depende das circunstâncias. Só não quero bater o martelo agora para dizerem depois que eu recuei", acrescentou.

Tanto Bolsonaro quanto Lula já fizeram sinalizações sobre participações em debates no primeiro turno. O presidente da República já havia justificado, em maio, a decisão de se ausentar, dizendo que queria evitar levar "pancada" dos adversários. Ele propôs também que as perguntas dos debates fossem combinadas previamente "para não baixar o nível".

Lula, por sua vez, propôs um modelo de debates semelhante ao dos Estados Unidos, com no máximo três eventos no primeiro turno, unindo diversas emissoras em cada um deles.

"Não dá para atender cada TV, rádio, rede social, se não a gente se tranca no estúdio", disse o ex-presidente, na ocasião.

No passado, outros chefes do executivo, como Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de fato, não marcaram presença nos debates de primeiro turno em seus respectivos anos de reeleição. No entanto, a presidente Dilma Roussef (PT) participou dos eventos em 2014.