Topo

Vieira da Cunha promete escola integral e sair da recuperação fiscal no RS

Matheus Mattos e Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em São Paulo e em Maceió

13/06/2022 17h19Atualizada em 14/06/2022 13h21

Vieira da Cunha, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PDT, prometeu implantar a escola integral, com mais de oito horas de aulas, e afirmou que pretende sair do regime de recuperação fiscal, durante sabatina hoje promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo.

"No primeiro minuto do meu governo, eu entro na Justiça para contestar esse acordo absurdo que botou um garrote no Rio Grande do Sul", afirmou.

Sobre a escola integral, que é uma de suas principais propostas na educação, disse que há dinheiro para fazer esse investimento. "Dinheiro tem, é que o governo não priorizou a educação, foi incompetente. Nós temos o dobro da média nacional de evasão no ensino médio, e isso é grave."

Ainda acrescentou que "as escolas no Rio Grande do Sul estão sucateadas, caindo aos pedaços, com professores desmotivados e mal remunerados". "Nós temos o dobro da média nacional de evasão do ensino médio", afirmou, citando que uma equipe ainda estuda o orçamento para fazer as propostas virarem realidade. O último Censo Escolar apontou o estado com um índice de 10,7% de evasão na rede pública em 2021, quase o dobro da média nacional.

Mas criticou a proposta no Congresso para reduzir o valor dos combustíveis com uma redução do ICMS cobrado pelos estados. "Não posso abrir mão de receita com um governo endividado", disse, afirmando estar aberto a discutir medidas para diminuir esses preços.

Já na área de segurança pública, ele se disse favorável ao uso de câmeras nas fardas para diminuir a letalidade policial e ser necessário a integração das polícias Militar e Civil. "Não sou a favor de unificar, mas a favor de integrar as duas forças. A Brigada Militar tem uma longa tradição de defesa da democracia."

Disse que é preciso mudar a política de combate às drogas e descriminalizar a maconha num modelo parecido ao de Portugal, que não culpa o usuário. "É um flagelo social."

Também defendeu um "compromisso com a causa indígena". "As demarcações têm que ser feitas com critérios técnicos e de acordo com o que prevê a legislação, resistência haverá, nós sabemos. Mas um governo sob a nossa responsabilidade vai tratar de mediar esses conflitos e aplicar a lei."

Calendário das sabatinas no Rio Grande do Sul

  • 14/06 - 10h - Luis Carlos Heinze (PP)
  • 15/06 - 10h - Beto Albuquerque (PSB)
  • 15/06 - 16h - Gabriel Souza (MDB)
  • 20/06 - 10h - Onyx Lorenzoni (PL)
  • 20/06 - 16h - Eduardo Leite (PSDB)

O que diz a pesquisa mais recente

Pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record e divulgada em maio, mostra o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) liderando a corrida eleitoral. Com 23% das intenções de voto, ele fica à frente de todos os demais candidatos, que não conseguem alcançá-lo nem dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Atrás de Onyx, aparecem oito adversários empatados tecnicamente. São eles: Edegar Pretto (PT) e Ranolfo Vieira Jr. (PSDB), ambos com 7%; Beto Albuquerque (PSB), Pedro Ruas (PSOL) e Luis Carlos Heinze (PP), os três com 6%; além de Vieira da Cunha (PDT), com 3%, Gabriel Souza (MDB), com 2%, e Roberto Argenta (PSC), com 1%.

Hoje, Eduardo Leite anunciou que vai concorrer à reeleição no lugar de Ranolfo Vieira Jr., seu correligionário e atual governador após ele renunciar.

Na próxima semana, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Ceará.