Topo

PSDB confirma intenção de apoiar Simone Tebet à Presidência

Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 19h45Atualizada em 08/06/2022 20h29

O PSDB confirmou hoje a intenção de apoiar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. O presidente nacional do partido, Bruno Araújo, disse que a decisão representa o "compromisso público com esse momento do país".

"Partidos como PSDB, MDB e Cidadania precisavam apresentar um projeto sem polarização", disse, em entrevista à CNN Brasil.

Bruno Araújo também explicou que a executiva do partido vai se reunir amanhã para avaliar a proposta e, caso seja aceita, "a expectativa é que o partido trate sobre como será esse apoio, qual alternativa e se vamos indicar um nome para a candidatura de vice".

Em nota, a pré-campanha da Simone Tebet confirmou o encontro entre integrantes do MDB e PSDB. Segundo eles, esse foi "mais um passo importante para a unidade do centro democrático".

O encontro deve aumentar a pressão para que o MDB e Tebet convençam o deputado estadual Gabriel Souza a desistir de concorrer ao governo para selar a aliança nacional com os tucanos. Mas, como o UOL mostrou hoje, a base do partido no estado resiste a essa ideia e tem usado o argumento que desde a redemocratização o MDB teve candidato próprio no Sul, conforme mostrou O Radar das Eleições.

Caso a executiva do PSDB aprove o apoio a Tebet, a tendência é que a sigla apresente o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para a candidatura a vice-presidente. O parlamentar agrada a cúpula do MDB, por simbolizar a velha guarda tucana, tendo inclusive já presidido a sigla.