Topo

Miguel Coelho quer empoderar polícia em PE e chama projeto atual de falido

Colaboração para o UOL

08/06/2022 10h53Atualizada em 08/06/2022 14h33

Miguel Coelho, pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo União Brasil, disse que a polícia "precisa ser empoderada" e chamou o Pacto pela Vida de "falido", durante sabatina UOL/Folha realizada hoje.

"Precisamos de uma política de valorização, não só salarial, mas também, porque motiva a tropa. Precisamos fazer grande projeto, programa de investimento, valorização, aparelhamento para que policiais tenham inteligência na hora de atuar. Defendo uma polícia integrada, Guarda Municipal em parceria com Polícia Militar e Civil", afirmou.

Ainda sobre o assunto, ele acrescentou que o "bandido não pode achar que tem direito em Pernambuco, quem precisa de respeito é a polícia". "A gente precisa ter uma mão muito dura. Claro que quem cometer abuso, excesso, vai pagar pelo preço da lei, mas não podemos ter policiais amedrontados."

Sobre os recentes mortos pelas chuvas no estado, que já passam de 120 vítimas, responsabilizou "o governo do estado, compartilhada com prefeitos de respectivas cidades".

"A parte de macrodrenagem, política de habitação, área de risco, é de obrigação da prefeitura em corresponsabilidade com governo do estado. Isso passa por investimento em saneamento básico, micro e macrodrenagem, não só na contenção de encostas, mas na parte de habitação."

Ele se disse favorável a uma redução do ICMS nos estados para diminuir os preços de energia e combustíveis. "Defendo não só isso, mas toda uma reforma tributária. Os estados têm como abarcar essa primeira redução. Precisa diminuir e enxugar a máquina."

Com essa verba, ele disse que vai fazer "uma política de saúde em Pernambuco humanizada e centralizada". "Vamos reformar cinco hospitais estaduais, mas construir cinco novos hospitais estaduais, três na região metropolitana, um no agreste, um no sertão, para que as pessoas possam ter tratamento perto de suas áreas residenciais e, com isso, não gerar fila de espera."

Ele defendeu a privatização de empresas estatais para fazer caixa, como a Compesa, de saneamento, e fazer a concessão do porto do Recife.

"A gente defende a privatização da Compesa, porque se tornou sinônimo de incompetência e ineficiência. Pernambuco tem uma das contas mais altas do Nordeste. Metade da água não chega nas casas das pessoas pelo mau sistema de distribuição, e não investe mais que R$ 350 milhões, quando é preciso investir até R$ 15 bilhões. Não dá para ficar enxugando gelo desse jeito, fazer da Compesa uma empresa engessada."

Ele ainda prometeu fazer um bilhete integrado nos transportes públicos, em vez de ter uma tarifa única, e privatizar o metrô. "Não pelo governo federal, mas pelo governo do estado. Para integrar modais de ônibus, metrô e alternativos."

O que diz a pesquisa mais recente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em maio aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco, com 28,8% das intenções de voto em um dos cenários na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) aparece na sequência, com 16%, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,1%, empatando tecnicamente com Ferreira. O advogado João Arnaldo (PSOL) aparece com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados.

Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos somam 13,5%, e aqueles que não souberam ou não responderam, 7%.

Calendário das sabatinas em Pernambuco

  • 08/06 - 16h - Danilo Cabral (PSB)
  • 09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
  • 09/06 - 16h Jones Manoel (PCB)
  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)