Topo

Após mortos pelas chuvas, Danilo Cabral quer juntar esforços por moradias

Tiago Minervino e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em Maceió e em São Paulo

08/06/2022 17h46Atualizada em 08/06/2022 18h48

O deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao governo de Pernambuco, responsabilizou o Estado pelas ocupações irregulares que resultaram em 129 mortos no estado, nos últimos dez dias, após os temporais que atingiram o Recife e a região metropolitana.

Durante sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo, ele disse que o país passou por um processo intenso de mudança demográfica em um período de 50 anos, que transformou a paisagem rural do Brasil para predominantemente urbana. Contudo, as cidades não conseguiram comportar esse contingente que deixou os campos em direção às capitais, o que, consequentemente, levou essas pessoas a morarem nos morros.

Para o pré-candidato, o resultado dessa falta de planejamento, com falta de construção de moradias em lugares seguros por parte do Estado, faz com que anualmente centenas de pessoas morram devido as chuvas, enquanto dezenas de milhares ficam desalojadas ou desabrigadas, além de perderem aquilo que levaram anos para construir.

"[A culpa] não é de ninguém individualmente, mas de todos coletivamente que têm responsabilidade, sim, com essa situação que nós vivenciamos. A gente vivenciou um processo histórico de mudança demográfica do Brasil, deixando de ser um país rural e passando a ser um país urbano em um prazo curto de tempo. E essas pessoas ocuparam a partir de um processo de urbanização que houve no Brasil lugares que não foram por eles escolhidos", afirmou.

"As pessoas não foram morar no morro porque queriam, foram porque não houve priorização de dar moradia a essas pessoas. Se você observar, o Estado colocou na Constituição o direito à habitação como direito social em 2000, houve descaso do Estado durante todo esse processo", completou.

Seu partido, o PSB, comanda Pernambuco desde 2007 e a Prefeitura do Recife desde 2013.

Danilo Cabral enfatizou a necessidade de juntar esforços a nível estadual e federal para superar essa realidade por meio do fortalecimento de políticas públicas, pois "nenhum ente da federação" vai conseguir superar esse problema de forma individual, sendo, portanto, necessária que haja uma priorização do tema pelos governantes.

"A gente precisa juntar esforços. Essa não é uma solução que nenhum ente da federação isoladamente vai conseguir superar. Nós temos um déficit de habitação no Brasil que hoje chega a quase 8 milhões de pessoas que não têm casa. Fora isso, há um conjunto necessário de infraestrutura de habitabilidade, obras de drenagem, saneamento, e nenhum ente consegue fazer isso só", destacou.

Já ao falar especificamente sobre a tragédia ocorrida em Pernambuco, o pré-candidato disse que é preciso "reconhecer que esse fenômeno não ocorreu especificamente" no estado e numerou outras catástrofes provocadas pelos temporais na Bahia, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em São Paulo nos últimos meses.

"Estamos passando por um ponto fora da curva, que se soma a um acúmulo histórico de descaso do Estado brasileiro", falou, ressaltando que não quer eximir "ninguém da responsabilidade, mas precisamos dar a leitura correta ao problema".

O deputado federal evitou prometer retomar a proposta de navegabilidade do rio Capibaribe, para a qual disse que são necessários ainda estudos para ver se ainda é viável. "Vamos estudar os técnicos para atualizar o Programa Diretor de Transporte Urbano."

Sobre o alto número de desempregados no estado, ele disse ainda que pretende "retomar o nível de emprego, através de investimentos públicos". "Serão investidos R$ 5 bilhões; 130 mil empregos é a expectativa com o plano de retomada."

O que diz a pesquisa mais recente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em maio aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco, com 28,8% das intenções de voto em um dos cenários na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) aparece na sequência, com 16%, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,1%, empatando tecnicamente com Ferreira. O advogado João Arnaldo (PSOL) aparece com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados.

Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos somam 13,5%, e aqueles que não souberam ou não responderam, 7%.

Calendário das sabatinas em Pernambuco

  • 09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
  • 09/06 - 16h - Jones Manoel (PCB)
  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)