Topo

Freixo diz querer César Maia como vice ao governo do RJ: 'Confio nele'

Ex-prefeito do Rio, César Maia é cotado para vice na chapa de Freixo - Ricardo Borges/Folhapress
Ex-prefeito do Rio, César Maia é cotado para vice na chapa de Freixo Imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 08h53Atualizada em 07/06/2022 11h56

O pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) confirmou hoje o convite que fez a César Maia (PSDB), ex-prefeito da capital fluminense, para ser seu vice nas eleições em outubro. Freixo justificou o convite ao dizer que "gosta e confia muito nele" e que "Maia traduz os valores que quer na sua campanha".

Tenho o desejo de ter o César como vice, sim. Me agrada muito essa possibilidade, o convite está na mesa e a aliança está sendo construída. O César é uma pessoa que me agrada, de quem gosto e confio muito. Precisamos de emprego e renda e o César tem muito a ajudar com o conhecimento que acumula. Marcelo Freixo, em entrevista ao jornal O Globo

Também em entrevista ao jornal O Globo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse que já tinha a promessa do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e do deputado federal, Rodrigo Maia, filho de César Maia, para que o ex-prefeito estivesse ao lado de Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Ele também rechaçou a possibilidade de se juntar à candidatura de Freixo, com Santa Cruz concorrendo ao Senado

Temos a palavra da presidência nacional do PSDB e do deputado Rodrigo Maia que estarão com a candidatura do PSD. Eduardo Paes, em fala a O Globo

Em maio, pesquisa Ipec contratada pela Rio Industria apontou empate técnico na liderança entre o atual governador Cláudio Castro (PL), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), e o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) para a eleição deste ano para o governo do Rio de Janeiro. Em um segundo cenário testado pela pesquisa, sem a presença do ex-prefeito da capital fluminense, Castro e Freixo também aparecem empatados na margem de erro, com 18% e 17%, respectivamente.

Apesar de aparecer no primeiro cenário da pesquisa, Marcelo Crivella (Republicanos) é mais cotado pelo Republicanos a tentar uma cadeira no Senado ou na Câmara Federal.

No primeiro levantamento estimulado — com mais nomes na disputa —, Castro e Crivella têm 16% das intenções de voto cada, e Freixo tem 15%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em seguida, aparecem os demais concorrentes, tecnicamente empatados. São eles: Rodrigo Neves (PDT), com 6%, Cyro Garcia (PSTU), com 5%, Eduardo Serra (PCB), marcando 3%, Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%, e Paulo Ganime (Novo), com 1%.