Topo

TRE-SP diz que foto de Tarcísio em ônibus é propaganda eleitoral antecipada

Imagem em ônibus com o ex-ministro Tarcísio de Freitas e o vereador Ralfi Silva - Reprodução/Redes sociais
Imagem em ônibus com o ex-ministro Tarcísio de Freitas e o vereador Ralfi Silva Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 21h10

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) considerou como propaganda eleitoral antecipada as fotos do pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao lado do vereador e colega de partido Ralfi Silva, que deve pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, fixadas em ônibus que circulam Osasco. O Tribunal ordenou que o outdoor seja removido.

Na imagem, acompanhava a frase: "Bem-vindo, novo cidadão osasquense, Tarcísio de Freitas". A decisão, de caráter liminar, foi assinada pelo desembargador Sérgio Nascimento e prevê multa diária de R$ 1 mil se a publicidade não for retirada. Os penalizados seriam Tarcísio, Silva e a empresa Auto Viação Urubupungá.

A deliberação foi justificada pela foto trazer "dois pré-candidatos às eleições gerais de 2022, cuja intenção é a de promover a imagem pessoal de cada um, para que se tornem conhecidos dos munícipes e, possivelmente, obtenham votos dessa população nas eleições que se avizinha".

A propaganda eleitoral está autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apenas a partir de 16 de agosto deste ano.

A decisão de hoje atende a uma representação protocolada pelo PT, que possui candidato próprio ao pleito estadual de São Paulo: o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad.

Segundo levantamento divulgado em 30 de maio pela Paraná Pesquisas, Haddad lidera as intenções de voto, com 28,6%. Ele é seguido por Tarcísio e o ex-governador Márcio França (PSB) que estão tecnicamente empatados em segundo lugar, respectivamente com 17,9% e 17,7%.