Topo

Tales: Ipespe mostra que Lula pode vencer no 1º turno em caso de voto útil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/06/2022 14h24Atualizada em 03/06/2022 16h19

O colunista do UOL Tales Faria avaliou hoje, durante sua participação no UOL News, que uma eventual decisão do eleitorado brasileiro pelo chamado "voto útil" poderá eleger o ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno das eleições presidenciais. O levantamento Ipespe divulgado hoje aponta Lula com 45% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 34% na pesquisa estimulada.

"Essa pesquisa mostra que continua valendo a hipótese de vitória de Lula no primeiro turno se houver o voto útil às vésperas das eleições", analisou Tales.

Faria também destacou que a decisão pelo voto útil pode prejudicar, sobretudo, o candidato Ciro Gomes (PDT). "O temor do Ciro é perder eleitores às vésperas da votação. Boa parte desses eleitores tendem a ir para o Lula e aí ele levaria ainda no primeiro turno (as eleições)".

O colunista do UOL acrescentou que vê Lula à frente de Bolsonaro porque o petista consegue se comunicar melhor com o eleitorado como um todo. "Lula trata um pouco melhor o eleitorado geral do que o Bolsonaro, que trata melhor o seu próprio eleitor do que os outros".

Por fim, Tales Faria ponderou que, como o dia das eleições está longe, o cenário pode mudar, sobretudo com um crescimento da candidata Simone Tebet (MDB), impulsionada pelo eleitorado feminino.

A pesquisa Ipespe divulgada hoje foi a primeira sem João Dória (PSDB), ex-governador de São Paulo. Além de Lula e Bolsonaro, aparecem na sequência Ciro Gomes, com 9% das intenções de voto e Simone Tebet com 3%. Em seguida aparecem André Janones (Avante), Vera Lucia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) com 1%. Leonardo Péricles (UP) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não chegaram a 1%.