Topo

Tarso Genro fala em 'estranhamento' com PSB no RS, mas defende diálogo

Colaboração para o UOL

02/06/2022 09h21Atualizada em 02/06/2022 09h38

O ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT) disse, em entrevista ao UOL News hoje, que há uma dificuldade do PSB em participar das discussões com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sigla no estado pela disputa local, mas defendeu diálogo entre os partidos.

"Há um estranhamento dessa liderança [ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB)], que é a mais importante do estado, para participar de uma chapa com o PT e abrir conversação. Mas ainda tenho esperança que isso possa acontecer", afirmou o petista.

A falta de representantes do PSB gaúcho em um evento de Lula em Porto Alegre na noite de ontem incomodou a pré-campanha petista. A ausência foi tema da fala de Lula e de outras lideranças políticas presentes.

O PT esperava reunir os três pré-candidatos da aliança no palco do grande encontro, mas o ex-deputado Beto Albuquerque se recusou a ir. O racha da aliança entre os dois partidos nos estados é exatamente o que o núcleo da campanha pretende evitar. Houve até uma reunião na segunda-feira (30) em que se estabeleceu o prazo de duas semanas para resolver os impasses.

Tarso Genro também diz que, mesmo em uma eventual aliança entre o PSB e o PDT, para apoio a Ciro Gomes, os pessebistas poderiam participar de uma frente ampla com o PT.

"Acho que esse cenário não está fechado ainda. Eu gostaria muito que o PSB estivesse conosco. PDT, PSOL,PCdoB, inclusive outros partidos menores. Não devemos fechar a conversa nesse momento. Devemos colocar nosso candidato [deputado estadual Edegar Pretto] e ouvir os aliados, para saber qual possibilidade que eles nos oferecem".

Tarso Genro defende participação de Lula em debates

Durante a entrevista, o ex-ministro de Lula também defendeu a participação do ex-presidente nos debates, inclusive durante o primeiro turno.

"Eu sou favorável à participação ampla em todos os debates. Em todas as eleições que participei fui a debates no primeiro e no segundo turno, porque acho isso muito produtivo".

Apuração do colunista do UOL Kennedy Alencar diz que Lula não deve participar dos debates durante o primeiro turno, caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) também não participe. A cúpula petista avalia que a ida do ex-presidente, sem a presença do atual mandatário, o transformaria em alvo.

Em entrevista à Rádio Massa FM anteontem, Bolsonaro disse que só pretende participar de debates em um eventual segundo turno da eleição. "No segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir né, vou participar".