Topo

Carlos Bolsonaro ironiza Moro ao lado de alvos da Lava Jato em evento: "Ué"

Sergio Moro - Lula Marques / AGPT
Sergio Moro Imagem: Lula Marques / AGPT

Do UOL, em São Paulo

01/06/2022 10h27

O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) reagiu com ironia ao ler notícia de que o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil-SP) dividiu a mesa com alvos da Operação Lava Jato em um evento realizado ontem, em Brasília.

"Ué?", resumiu o filho "02" do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o site "O Antagonista", parceiro do UOL, Moro sentou-se ao lado de nomes que constavam das planilhas da Odebrecht e da JBS —empresas envolvidas em suposto esquema de corrupção e que foram investigadas pelo então juiz. O encontro aconteceu durante evento da pré-candidatura de Luciano Bivar (União Brasil) à Presidência da República, num centro de convenções, em Brasília.

A Lava Jato teve início em 2014 e contou com dezenas de fases operacionais autorizadas pela Justiça, resultando em prisões e condenações de mais de cem pessoas.

Moro julgou os casos decorrentes da Lava Jato em primeira instância enquanto ocupava a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba. Um mês após a eleição de Bolsonaro à Presidência, o então magistrado deixou a carreira no serviço público para aceitar o convite para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ele anunciou a sua saída da pasta em 2020 após o presidente exonerar o diretor-geral da PF (Polícia Federal) Maurício Leite Valeixo. Na ocasião, o ex-juiz declarou que o mandatário trocou o comando da PF para ter acesso a investigações e relatórios da entidade, o que é proibido pela legislação.

Depois do episódio, Moro rompeu com o "clã Bolsonaro" e aliados políticos do presidente.